Secretaria de Estado
da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde
Pesquisar
Close this search box.

Municípios alagoanos já estão aptos a vacinar com o novo imunizante da Covid-19

[print-me target=”#titulo_post, #metadados_post, #texto_post, #rodape_site” /]

Repórter: Ruana Padilha
Fotos: Divulgação

Nova vacina contra a Covid-19 é a XBB 1.5 e já está disponível para a população

Os 102 municípios alagoanos já estão aptos a vacinar contra a Covid-19 com o novo imunizante XBB 1.5, distribuído aos Estados. O anúncio foi feito na quarta-feira (5) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), uma vez que o Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL) já distribuiu os imunizantes e treinou os técnicos municipais.

A nova vacina contra a Covid-19 foi atualizada para garantir a proteção contra novas variantes da doença e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos municípios. Neste momento, o público-alvo são crianças de seis meses a menores de cinco anos e os grupos prioritários que possuem maior risco de desenvolver as formas graves da doença, como é o caso de idosos acima de 60 anos, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas, que receberão a aplicação da dose a cada seis meses.

A nova vacina contra a Covid-19 está disponível para crianças de seis meses a menores de cinco anos, os idosos acima de 60 anos, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas

O imunizante monovalente do laboratório Moderna traz proteção contra a sub variante Ômicron XBB 1.5. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o perfil de segurança da vacina contra a Covid-19 Monovalente XBB é conhecido devido ao amplo uso em outros países, sendo semelhante ao das versões bivalentes, com a vantagem adicional de ser adaptada para a variante XBB 1.5.

O imunizante monovalente contra a Covid-19 é do laboratório Moderna e traz proteção contra a sub variante Ômicron XBB 1.5.

Pessoas de 5 anos ou mais que não fazem parte dos grupos prioritários e nunca foram vacinadas também receberão uma dose da vacina XBB no esquema primário. A população acima de 5 anos dos grupos prioritários deve buscar uma unidade de saúde para realizar atualização do esquema vacinal, mesmo que esteja com esquema completo e tenha recebido as doses de reforço, desde que a última dose tenha sido administrada há mais de três meses.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressalta que a vacinação representa a principal estratégia de proteção contra a Covid-19. “O vírus da Covid-19 possui alta transmissibilidade e não se diferencia de outras doenças respiratórias. Por isso, a principal medida de prevenção contra o aumento de casos da doença é a ampliação da cobertura vacinal entre a população alagoana”, salientou.

Atualizada em:

Leia também

Saúde

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Av. da Paz, 978 – Jaraguá, Maceió – AL, 57022-050.
+55 82 3315-1102
Desenvolvido pela Gerência Executiva de Tecnologia da Informação
Governo do Estado de Alagoas ©2020-2022

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Menu

Mídias Sociais