Repórter: Thallysson Alves
Repórter Fotográfico: Thallysson Alves
O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, registrou 317 novos atendimentos no último fim de semana. Foram atendidas 177 pessoas que apresentaram casos clínicos, 126 que se feriram em acidentes, 13 que sofreram agressões e uma ferida por queimadura. As equipes também notificaram 170 altas médicas, 61 internamentos, 34 transferências e 23 cirurgias.
O gerente da maior unidade de urgência e emergência de Alagoas, médico Paulo Teixeira, chama a atenção para o número considerável de pessoas acidentadas que foram assistidas nesses últimos dois dias, as quais representaram quase 40% dos atendimentos. Dos 126 casos, 80 ocorreram casualmente, 40 no trânsito e seis durante as atividades profissionais.
“É um quantitativo que consideramos alto, visto que acreditamos que todos poderiam ser evitados com mais hábitos de prudência, de prevenção, de atenção e de respeito. A falta disso não apenas repercute no número de pessoas que chegam ao hospital, mas no impacto social estendido ao ambiente familiar, profissional e psicológico. Por isso é bem mais sensato que todos redobrem os cuidados durante o tráfego nas vias públicas”, recomendou o gestor.
Quanto às 13 pessoas agredidas, seis chegaram feridas após embate corporal, cinco por terem sido alvo de arma branca e duas atingidas por arma de fogo. Todas essas pessoas, usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), receberam o atendimento e os encaminhamentos necessários para ajudar no restabelecimento de sua saúde.
Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, mais uma vez o HGE cumpriu o seu papel de atender aos pacientes que o procuraram durante o fim de semana. “Aos nobres profissionais que atuam com eficiência na maior unidade hospitalar do Estado, os nossos agradecimentos, por atenderem com foco na humanização e com agilidade”, salientou o gestor.
Foto: