Secretaria de Estado
da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde
Close this search box.

Paciente da primeira cirurgia do Programa Respirar e se recupera bem

[print-me target=”#titulo_post, #metadados_post, #texto_post, #rodape_site” /]

Repórter:
Fabiano Di Pace
Repórter Fotográfico: Marco Antônio

O pequeno Luiz Miguel da Silva, de 7 anos, foi o primeiro paciente atendido pelo Programa Respirar

A equipe médica do Hospital da Mulher (HM), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), proporcionou, nesta sexta-feira (14), um momento histórico e emocionante com a retirada da cânula traqueal do pequeno paciente Luiz Miguel da Silva, de 7 anos. Ele passou pela primeira cirurgia de reconstrução laringotraqueal feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas, por meio do Programa Respirar, e se recupera bem.

O Projeto Respirar, que já se consolidou como uma iniciativa pioneira, vem beneficiando crianças que precisam de diagnóstico e tratamento por obstruções nas vias respiratórias. Por meio do serviço, 381 procedimentos já foram realizados, entre atendimentos cirúrgicos e ambulatoriais. “O Projeto Respirar conta com uma equipe multidisciplinar preparada para atender principalmente crianças, trazendo de volta o sopro de vida que nossa respiração proporciona”, destacou o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda.

Ele foi diagnosticado com um problema congênito que o impedia de respirar quando tinha apenas 2 meses de vida

Para o cirurgião torácico Wander Mattos, que realizou o procedimento de Luís Miguel, o momento foi cercado de emoção e realização. “Acompanho o caso do pequeno Luís Miguel desde que ele tinha dois meses de idade, quando foi diagnosticado com um problema congênito, que dificultava sua respiração, sendo considerado incompatível com a vida e precisando realizar uma traqueostomia para sua sobrevivência”, explicou o médico.

O cirurgião torácico Wander Mattos, que realizou o procedimento de Luís Miguel, salientou que o momento foi cercado de emoção

Wander Mattos  destacou sua alegria com a realização da cirurgia, após anos de acompanhamento clínico. “Após a realização da cirurgia de reconstrução laringotraqueal, que é considerada uma intervenção de grande porte e que durou 9 horas de esforço por parte da equipe, o paciente retirou hoje a cânula traqueal e poderá, enfim, seguir a sua vida de forma plena”, salientou o cirurgião.

Para a mãe de Luís Miguel, Eliane da Silva, o momento marca o final feliz de uma história longa e desafiadora. “Ele usa a traqueostomia desde os cinco meses de idade. Foram 7 anos de muita luta e fé. Estou muito feliz em finalmente ver meu filho respirando bem e se emocionando com pequenos prazeres, que passam despercebidos aos nossos olhos, como sentir o cheiro das coisas. Agradeço a toda a equipe médica do Hospital da Mulher, que sempre nos acolheu com muito carinho e cuidado. Agora seguiremos a vida acompanhando a situação de Luís Miguel, com a certeza de que será sempre cheia de amor e cuidado”, relatou emocionada a mãe.

Atualizada em: