Secretaria de Estado
da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde
Pesquisar
Close this search box.

Projeto Aquário assegura vista panorâmica aos pacientes enquanto fazem reabilitação no Hospital Metropolitano de Alagoas

[print-me target=”#titulo_post, #metadados_post, #texto_post, #rodape_site” /]

Repórter: Neide Brandão
Fotos: Anderson Oliveira

O projeto de humanização foi criado durante o período da Pandemia da Covid-19, em meio a um período de severo isolamento social

O dia amanheceu com novidade para o aposentado Severino Martins, de 79 anos, internado há mais de 15 dias no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió. Na agenda, uma visita à fachada “pele de vidro”, que fica no quarto andar da unidade hospitalar, onde é possível contemplar uma vista panorâmica da capital alagoana e praticar exercício de reabilitação, por meio do Projeto Aquário, desenvolvido pelo do equipamento de saúde.

A atividade faz parte de mais uma ação de humanização do HMA, como explica a fisioterapeuta Safira Mayara, uma das responsáveis pela captação dos pacientes aptos a participar. Isso porque, os pacientes escolhidos passam por uma avaliação da equipe do Serviço de Fisioterapia da unidade hospitalar, uma vez que o assistido deve estar em condições físicas para ser contemplado.

“Nossa intenção sempre foi proporcionar um ambiente hospitalar que trouxesse aconchego e tranquilidade a nossos pacientes. O início do projeto começou logo após a inauguração do Hospital Metropolitano de Alagoas, durante a Pandemia de Covid-19, humanizando a assistência”, frisou Safira Mayara.

A intenção do projeto é proporcionar um exercício de fortalecimento e respiratório, trazendo assim qualidade de internamento no âmbito hospitalar

QUEM PODE PARTICIPAR

Para participar das atividades de humanização, a fisioterapeuta do HMA detalhou que, primeiro, o paciente passa por uma avaliação para evidenciar que está estável. A partir daí, e já com a liberação por parte da equipe, é organizado o dia para a visita à área do hospital conhecida como “aquário”, por isso o nome do projeto. 

“A intenção é fazer um banho de sol associado a um exercício de fortalecimento ou exercício respiratório, trazendo assim uma qualidade de internamento melhor no âmbito hospitalar. Paralelamente, ao contemplar a vista panorâmica da cidade, o paciente sai por alguns minutos do ambiente estritamente hospitalar e vê que há uma vida pulsando lá fora, estimulando-o e dando forças para que se recupere e volte ao convívio social”, explicou Safira Mayara.

Internado há mais de 15 dias no Hospital Metropolitano de Alagoas, o aposentado Severino Martins, de 79 anos, foi um dos pacientes contemplados pelo projeto de humanização criado pelo Serviço de Fisioterapia

De acordo com a coordenadora do Serviço de Fisioterapia no HMA, Lucymilla Kriesten, o paciente vem para o hospital em um momento de dor, para tratar sua saúde e, em muitos dos momentos de internamento, mesmo com a presença de acompanhantes, ele se sente sozinho. “Por isso, sair um pouco do leito de internação, estar em contato com outras pessoas, sentir o vento, a luz solar preenchendo o organismo e, ainda, contar com uma dose de vitamina D, só faz bem”, frisou.

E o aposentado Severino Martins sabe bem disto. “Estou aqui no hospital para tratamento dos rins, esses passeios são tão bons!.. Aliás, tudo neste hospital é maravilhoso! Tenho gostado muitíssimo do trabalho desempenhado pelos profissionais daqui, toda atenção, carinho, amor e sinceridade que demonstram. Quando estou no ‘aquário’, me sinto mais vivo!.. Vejo o panorama do dia, as pessoas caminhando para suas atividades lá embaixo, a cidade.. depois descemos para sentir o sol, o clima, é uma delícia!”, relatou o paciente cheio de alegria.

Atualizada em:

Leia também

Saúde

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Av. da Paz, 978 – Jaraguá, Maceió – AL, 57022-050.
+55 82 3315-1102
Desenvolvido pela Gerência Executiva de Tecnologia da Informação
Governo do Estado de Alagoas ©2020-2022

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Menu

Mídias Sociais