Secretaria de Estado
da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde
Pesquisar
Close this search box.

Prorrogado: Hospitais da Sesau têm até 24 de junho para aderir ao Exame Nacional de Residência

[print-me target=”#titulo_post, #metadados_post, #texto_post, #rodape_site” /]

Repórter: José Arnaldo
Repórter Fotográfica: Carla Cleto

As unidades precisam realizar a adesão das instituições, cadastrando seus dados e informando os programas e números de vagas disponíveis

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), por meio da Secretaria Executiva de Gestão Interna (Secegin) e da Gerência de Desenvolvimento e Educação em Saúde (GDES), vem avançando cada vez mais com o fortalecimento das Residências em Saúde em Alagoas. Buscando otimizar os processos seletivos e evitar vagas ociosas, Alagoas resolveu aderir ao Exame Nacional de Residência (Enare), realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

Com a prorrogação do prazo, que foi estendido até o dia 24 de junho, as unidades precisam realizar a adesão das instituições, cadastrando seus dados e informando os programas e números de vagas disponíveis. Em Alagoas, quatro hospitais estaduais contam com Programas de Residência Médica (PRM) e dois hospitais com Programas de Residência em Área Profissional da Saúde (PRAPS), que contam com bolsas pagas pela Sesau e pelo Ministério da Saúde (MS).

“É um compromisso do Governo de Alagoas e da Sesau oportunizar uma formação de qualidade para os residentes. Não estamos medindo esforços para realizar investimentos necessários para o funcionamento integral dos Programas de Residência da rede de saúde estadual, garantindo todo o suporte para formação desses profissionais. A adesão ao Exame Nacional vem reforçar as ações desenvolvidas, reduzindo custos e possibilitando ao nosso estado receber os melhores profissionais, seja de Alagoas ou de outros estados”, explica o secretário executivo de Gestão Interna da Sesau, Éder Correia.

O Enare é uma avaliação realizada nacionalmente, e de forma unificada, no modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Tem como objetivo ofertar as vagas de residências das áreas Médica, Multi e Uniprofissional em todo território brasileiro. A classificação dos candidatos ocorre com base na nota alcançada na prova e análise curricular na especialidade escolhida após as provas. Sendo semelhante ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Em Alagoas, é a primeira vez que o modelo será utilizado. 

“Essa adesão é um avanço quando falamos de transparência e democratização do acesso às vagas ofertadas. Trazendo baixo custo para os candidatos, e para o Estado, além de permitir que os profissionais de Alagoas possam concorrer a vagas daqui e de outros lugares. Isso vai reduzir o número de vagas ociosas em nossas unidades, contribuindo na oferta dos nossos serviços, e garantindo a qualidade na formação dos profissionais”, explica a gerente de Desenvolvimento e Educação em Saúde, Mayara Lopes.

Por meio do Setor de Residência em Saúde, da Gerência de Desenvolvimento e Educação em Saúde (GDES), a Sesau vem orientando e assessorando as unidades para a adesão ao programa, assim como os procedimentos para ampliação de vagas e novos programas em Alagoas. Em reunião realizada com as unidades de saúde da rede estadual, foi solicitado o encaminhamento das principais demandas para os ajustes necessários para regularização e funcionamento integral dos programas de residência em saúde.

As iniciativas seguem o Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde (PNFRS), que visa o desenvolvimento dos residentes, corpo docente-assistencial e gestores, além do apoio aos programas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Possibilitando o diálogo constante entre as áreas e a gestão, construindo, de forma colaborativa, um novo cenário para a Residência em Saúde em Alagoas.  

Atualizada em:

Leia também

Saúde

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Av. da Paz, 978 – Jaraguá, Maceió – AL, 57022-050.
+55 82 3315-1102
Desenvolvido pela Gerência Executiva de Tecnologia da Informação
Governo do Estado de Alagoas ©2020-2022

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Menu

Mídias Sociais