Secretaria de Estado
da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde
Pesquisar
Close this search box.

Rede de Atenção às Violências orienta como denunciar casos de abusos contra a pessoa idosa

[print-me target=”#titulo_post, #metadados_post, #texto_post, #rodape_site” /]

Repórter: Fabiano Di Pace
Repórter Fotográfica: Carla Cleto

A violência contra a pessoa idosa, vai desde a recusa ou omissão de cuidados, abandono, violência patrimonial, física e sexual

Para assegurar assistência multidisciplinar às pessoas idosas vítimas de violência, Alagoas conta com a Rede de Atenção às Violências (RAV), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Sesau). Mas como acionar o serviço e de que forma ele atua em prol de acolher o idoso violentado?

O primeiro passo em casos de suspeita de violência é a denúncia. Para isso, o idoso vítima de violência ou outra pessoa que constatar o caso, pode passar a informação pelo Disque Denúncia, que funciona por meio do número 181. 

A Rede de Atenção às Violências atua na assistência à pessoa idosa vítima de violência

Caso prefira, pode se dirigir diretamente a uma Delegacia da Polícia Civil ou até uma unidade de saúde, caso necessite de assistência nesta área. Para isso, a RAV conta com uma equipe multidisciplinar, que atua para garantir assistência adequada 24 horas por dia, durante todos os dias da semana.

Thaylise Brito recordou que a divulgação sobre a RAV é fundamental em todos os períodos do ano, mas está sendo intensificada durante a Campanha Junho Violeta, mês dedicado à conscientização contra a violência à pessoa idosa. “Realizamos um trabalho permanente para mostrarmos a sociedade que estamos atuando no enfrentamento à violência, principalmente durante este mês e, neste sábado (15), quando é celebrado o Dia Mundial de Combate à violência contra as Pessoas Idosas, data instituída pela Organização das Nações Unidas, em 2011, com o propósito de sensibilizar a sociedade sobre o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa”, salientou.

A coordenadora operativa da RAV salienta que que o serviço oferece assistência multidisciplinar aos idosos vítimas de violência

TIPOS DE VIOLÊNCIA

Segundo a psicóloga da RAV, Gabriele Brito, existem diferentes formas de violência contra a pessoa idosa, que vão desde a recusa ou omissão de cuidados, abandono, violência patrimonial, física e sexual. “Toda violência é uma questão de saúde. Se a denúncia for confirmada, o paciente pode ser encaminhado para a Área Lilás do Hospital da Mulher, onde receberá apoio psicológico, jurídico e médico, conforme as necessidades do caso”, destacou a psicóloga. 

Atualizada em:

Leia também

Saúde

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Av. da Paz, 978 – Jaraguá, Maceió – AL, 57022-050.
+55 82 3315-1102
Desenvolvido pela Gerência Executiva de Tecnologia da Informação
Governo do Estado de Alagoas ©2020-2022

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Menu

Mídias Sociais