Repórter: Ruana Padilha / Ascom Sesau
Repórter fotográfico: Marco Antônio / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do por meio do Grupo de Trabalho Intersetorial de Controle do Tabagismo do Estado de Alagoas, realizou, nesta segunda-feira (14), a 6ª reunião do Comitê de Combate ao Tabagismo. O encontro, realizado no auditório da Gerência de Atenção Primária (GAP), situado no bairro Jaraguá, em Maceió, teve como objetivo apresentar o balanço do primeiro semestre de ações de prevenção, controle e tratamento do tabagismo no Estado.
Durante a reunião, foram discutidas ações e estratégias realizadas pelas entidades e o planejamento de mobilizações, campanhas educativas e ações comunitárias que foram realizadas. A gerente estadual de vigilância e controle das doenças não transmissíveis, Rita Murta, chamou a atenção para o trabalho intersetorial realizado no combate ao uso do tabaco. Além de enfatizar os riscos do uso dos cigarros eletrônicos por jovens e adultos.
“Estamos discutindo todas as ações que foram realizadas durante os primeiros seis meses de 2025 para entendermos onde podemos aperfeiçoar e, também, ajustar as próximas mobilizações. Chamamos sempre a atenção para o uso dos dispositivos eletrônicos para fumar, os cigarros eletrônicos, que atraem, principalmente, o público jovem, devido à falta de cheiro, além dos sabores diferentes que fazem com que passe a ideia que não é nocivo para saúde”, destacou a gerente estadual.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a reunião do grupo de trabalho reforça o compromisso da gestão com a promoção da saúde e a prevenção de doenças crônicas. “Discutir estratégias para o controle do tabagismo é essencial para reduzir os impactos dessa dependência. Precisamos ampliar o acesso ao tratamento, promover a prevenção e trabalhar de forma integrada para proteger nossa população dos malefícios do tabaco”, afirmou o secretário.
Além de técnicos do Programa de Controle do Tabagismo, participam do grupo de trabalho integrantes da Superintendência da Vigilância e Controle de Doença (SUVCD), Gerência de Vigilância e Controle de Doenças Transmissíveis (GDANT), Programa Municipal De Controle do Tabagismo de Maceió (PMCTM), Programa Municipal de Controle do Tabagismo de Arapiraca (PMCTA) e Secretaria de Comunicação (Secom).
Também participam membros do Ministério Público de Alagoas (MP/AL), Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (COSEMS/AL), Programa de Saúde nas Escolas (PSE), Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest), da Vigilância Sanitária Estadual; Vigilância Sanitária de Maceió e Vigilância Sanitária de Arapiraca.


