Secretaria de Estado
da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Reunião do Comitê de Combate ao Tabagismo discute enfrentamento ao tabagismo em Alagoas

[print-me target=”#titulo_post, #metadados_post, #texto_post, #rodape_site” /]

Repórter: Ruana Padilha / Ascom Sesau
Repórter fotográfico: Marco Antônio / Ascom Sesau

O encontro, realizado no auditório da Gerência de Atenção Primária (GAP), situado no bairro Jaraguá, em Maceió

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do por meio do Grupo de Trabalho Intersetorial de Controle do Tabagismo do Estado de Alagoas, realizou, nesta segunda-feira (14), a 6ª reunião do Comitê de Combate ao Tabagismo. O encontro, realizado no auditório da Gerência de Atenção Primária (GAP), situado no bairro Jaraguá, em Maceió, teve como objetivo apresentar o balanço do primeiro semestre de ações de prevenção, controle e tratamento do tabagismo no Estado.

Durante a reunião, foram discutidas ações e estratégias realizadas pelas entidades e o planejamento de mobilizações, campanhas educativas e ações comunitárias que foram realizadas. A gerente estadual de vigilância e controle das doenças não transmissíveis, Rita Murta, chamou a atenção para o trabalho intersetorial realizado no combate ao uso do tabaco. Além de enfatizar os riscos do uso dos cigarros eletrônicos por jovens e adultos.

“Estamos discutindo todas as ações que foram realizadas durante os primeiros seis meses de 2025 para entendermos onde podemos aperfeiçoar e, também, ajustar as próximas mobilizações. Chamamos sempre a atenção para o uso dos dispositivos eletrônicos para fumar, os cigarros eletrônicos, que atraem, principalmente, o público jovem, devido à falta de cheiro, além dos sabores diferentes que fazem com que passe a ideia que não é nocivo para saúde”, destacou a gerente estadual.

“Estamos discutindo todas as ações que foram realizadas durante os primeiros seis meses de 2025 para entendermos onde podemos aperfeiçoar e, também, ajustar as próximas mobilizações”, diz Rita Murta

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a reunião do grupo de trabalho reforça o compromisso da gestão com a promoção da saúde e a prevenção de doenças crônicas. “Discutir estratégias para o controle do tabagismo é essencial para reduzir os impactos dessa dependência. Precisamos ampliar o acesso ao tratamento, promover a prevenção e trabalhar de forma integrada para proteger nossa população dos malefícios do tabaco”, afirmou o secretário.

Além de técnicos do Programa de Controle do Tabagismo, participam do grupo de trabalho integrantes da Superintendência da Vigilância e Controle de Doença (SUVCD), Gerência de Vigilância e Controle de Doenças Transmissíveis (GDANT), Programa Municipal De Controle do Tabagismo de Maceió (PMCTM), Programa Municipal de Controle do Tabagismo de Arapiraca (PMCTA) e Secretaria de Comunicação (Secom).

Também participam membros do Ministério Público de Alagoas (MP/AL), Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (COSEMS/AL), Programa de Saúde nas Escolas (PSE), Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest), da Vigilância Sanitária Estadual; Vigilância Sanitária de Maceió e Vigilância Sanitária de Arapiraca. 

Atualizada em:

Leia também

Saúde

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Av. da Paz, 978 – Jaraguá, Maceió – AL, 57022-050.
+55 82 3315-1102
Desenvolvido pela Gerência Executiva de Tecnologia da Informação
Governo do Estado de Alagoas ©2020-2022

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Menu

Mídias Sociais