Secretaria de Estado
da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Samu Maceió realiza treinamento sobre emergências psiquiátricas no teleatendimento

[print-me target=”#titulo_post, #metadados_post, #texto_post, #rodape_site” /]

Repórter: Arnaldo Santtos
Repórter Fotográfica: Arnaldo Santtos

O curso abordou a atuação desses profissionais no acolhimento de chamadas telefônicas relacionadas a crises psicológicas e psiquiátricas

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Maceió promoveu, nesta sexta-feira (7), o treinamento “Triagem de Urgência e Emergência em Saúde Mental” para Técnicos Auxiliares de Regulação Médica (Tarms), Rádio Operadores (ROs) e Supervisores de Teleatendimento.

O curso abordou a atuação desses profissionais no acolhimento de chamadas telefônicas relacionadas a crises psicológicas e psiquiátricas, proporcionando capacitação sobre como abordar numa ligação telefônica uma ocorrência relacionada a atendimentos psicológicos/psiquiátricos.

A psicóloga e enfermeira Adriana Tenório Gomes de Moura, especialista em Psiquiatria e Saúde Mental pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), conduziu a capacitação, enfatizando que a intervenção em crise envolve um estado emocional de desequilíbrio, evidenciado pela dificuldade do indivíduo em lidar com mudanças, perdas ou ameaças.

Ela destacou que “uma comunicação eficaz no atendimento telefônico é fundamental para acolher e tranquilizar o solicitante. A triagem deve ser feita com calma para gerar confiança, além de avaliar o tipo de equipe que será acionada, considerando os riscos de violência, autoagressão e agitação psicomotora”, complementou Adriana Moura.

O treinamento também reforçou a necessidade de colaboração com outras instituições, como a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e o Centro de Valorização da Vida (CVV), sempre que necessário. Além disso, foram abordados aspectos éticos e legais do atendimento, garantindo o sigilo e os direitos dos indivíduos em sofrimento psíquico.

A coordenadora do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, ressaltou a relevância do treinamento para os profissionais de saúde. “A capacitação é essencial para aqueles que lidam com atendimentos psicológicos e psiquiátricos, pois o primeiro contato com o solicitante pode ser decisivo na condução do atendimento. Um acolhimento humanizado faz toda a diferença em momentos de crise emocional”, afirmou.

Preparação 

Já o coordenador do Núcleo de Educação Permanente (Nep) do Samu Maceió, médico Luiz Antonio Mansur Branco, enfatizou a importância da preparação dos profissionais. “Discutir e treinar sobre saúde mental é fundamental. Estamos capacitando nossa equipe para agir com conhecimento e empatia, garantindo um atendimento mais eficiente, humanizado e seguro aos pacientes”, pontuou.

Para o Supervisor de Atendimento da Central de Regulação das Urgências (CRU) de Maceió, José Mário Vieira Soares, o treinamento foi muito importante porque tirou dúvidas e esclareceu situações que são realizadas no dia a dia, no atendimento às pessoas com transtornos mentais.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, reforçou o compromisso da Secretaria com a qualificação dos profissionais do Samu. “A Sesau apoia toda a iniciativa que tenha como objetivo um atendimento mais humanizado e de excelência. Os profissionais do Samu são os primeiros a intervir em emergências de saúde mental, e treinamentos como este são essenciais para garantir um suporte adequado e resolutivo”, concluiu.

Atualizada em:

Leia também

Saúde

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Av. da Paz, 978 – Jaraguá, Maceió – AL, 57022-050.
+55 82 3315-1102
Desenvolvido pela Gerência Executiva de Tecnologia da Informação
Governo do Estado de Alagoas ©2020-2022

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Menu

Mídias Sociais