Repórter: Thyeres Medeiros
Repórter Fotográfico: Thyeres Medeiros
Além de prestar atendimento ágil e eficiente em casos de urgência e emergência, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas trabalha também na educação continuada dos socorristas. Com este objetivo, o Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Central Maceió tem realizado treinamentos curtos e em assuntos pontuais, com as equipes que estão de plantão na base.
De acordo com a disponibilidade do serviço, as equipes passam por exercícios práticos que duram cerca de 30 minutos em diferentes protocolos de atendimento para se manterem atualizados. Segundo o médico Jordiran Soares, coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu, este formato otimiza o aprendizado das equipes.
“Nem sempre nossos profissionais dispõem de tempo para participarem de cursos longos para atualizarem muitos procedimentos. Então, passamos a fazer atividades curtas em diversos dias para que os socorristas possam participar mesmo de plantão na base”, explicou o coordenador.
Nesta modalidade, os profissionais da Central Maceió já passaram em 2022 por atualização em Reanimação Cardiopulmonar (RCP), com avaliação em tempo real de desempenho em manequins com medição digital. Nesta ocasião, os profissionais com 100% de aproveitamento foram certificados e premiados com brindes.
Este ano, o primeiro tema é manejo de via aérea e avaliação de ventilação, ministrado por Sandra Gico, médica instrutora do Samu Alagoas. “Nesta dinâmica, uma equipe das Unidades de Suporte Básico (USB) e das motolâncias são chamados por vez e os técnicos de enfermagem relembram os cuidados necessários com as vias aéreas dos pacientes nas ocorrências até que todas as equipes do dia tenham passado pelas rodadas de treinamento”, salientou a médica.
A educação continuada dos profissionais do Samu é parte fundamental para que os atendimentos mantenham o nível de excelência, ressaltou o médico Jhonat Silva, supervisor do Samu. “É importante estar sempre atualizado nos protocolos de saúde mais modernos e relembrar detalhes que, na correria do dia a dia nas ocorrências, podem ser esquecidos pelos profissionais” finalizou o supervisor.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a capacitação permanente dos servidores é fundamental para assegurar um atendimento qualificado. “Entre as nossas diretrizes está o fomento à formação continuada de todas as equipes multidisciplinares que atuam em nossa Rede Hospitalar”, destacou o gestor da saúde estadual.