Repórter: Ruana Padilha
Repórter Fotográfico: Marco Antônio

O Secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, participou, nesta sexta-feira (14), do lançamento do Programa Nise 120 anos, uma iniciativa do Governo de Alagoas. A iniciativa visa homenagear a psiquiatra alagoana Nise da Silveira, que completaria 120 anos em 2025, e suas contribuições à psiquiatria e à humanização do tratamento de pessoas com transtornos mentais. A ação ocorreu no salão Aqualtune, no Palácio da República dos Palmares, no Centro, em Maceió.
Durante o evento, foram apresentadas as atividades que serão desenvolvidas no programa, incluindo exposições, palestras e atividades culturais que destacam a vida e a obra de Nise da Silveira. Ao longo do ano, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá apresentar o bloco Nise do frevo, no dia 18 de maio comemoraremos o Dia da Luta Antimanicomial. Também será lançado o selo Nise da Silveira para todos os municípios que estiverem fortalecendo a sua rede de psicossocial, além de oficinas e murais de conscientização voltados para os usuários do serviço.
Sobrinho bisneto do psiquiatra, Gustavo Pontes de Miranda reforçou a importância e o legado da psiquiatra Nise da Silveira, com o reconhecimento revolucionaram a psiquiatria e o tratamento para salvar mentes de pessoas no mundo. “É um legado que temos que honrar e continuar fazendo como ela fazia, cuidando das pessoas, trazendo bem-estar e cura de forma humanizada. Foi isso que ela sempre fez na vida e precisamos dar continuidade. É uma honra ser sobrinho neto dela e poder junto ao Governo de Alagoas desenvolver projetos como esse”, disse o gestor de saúde.
Reforçando o compromisso com a humanização no atendimento à saúde mental, o secretário de saúde ressaltou os serviços ofertados no Programa Nise 120 anos. “Cuidar da saúde mental é muito importante! Junto ao governador Paulo Dantas estamos abrindo mais leis de cuidados à saúde mental, pois entendemos que esse cuidado é fundamental para população alagoana. Precisamos entender que todos nós precisamos manter a saúde mental em dia, que sem uma mente sã o corpo jamais estará desenvolvendo suas atividades corretamente”, salientou.

Presente no lançamento, o secretário Executivo de Gestão Interna, Eder Correia, reforçou a importância do programa Nise 120 anos para valorização da identidade alagoana, resgatando o protagonismo de Nise da Silveira. “Nise da Silveira, alagoana, que representa a luta pela saúde pública de qualidade e as artes, representando Alagoas para o mundo. É um prazer enorme a Secretaria de Estado da Saúde, o secretário Gustavo Ponte e o governador Paulo Dantas fazer parte desse momento e dar todo o apoio necessário para que esse ano seja um ano de muitas comemorações e que ele se perpetue ao longo dos anos porque a Nise merece e é uma grande mulher”, disse,

A supervisora da Atenção Psicossocial da Sesau, Tereza Cristina, destacou que a psiquiatra Nise da Silveira é referência no cuidado da saúde mental em todo o mundo. Ela explica que Alagoas possui um plano estadual Mais Nise da Silveira onde com várias ações é trabalhado para o fortalecer e ampliar a Rede de Atenção Psicossocial. “A Nise trouxe em sua essência o cuidado é liberdade, o fim dos serviços manicomiais e é nisso que estamos trabalhando, para cuidar numa rede de serviços, o cuidar em liberdade. E Hoje é um dia de muita alegria para todos nós, o lançamento do Programa Nise 120 anos, dia 15 de fevereiro ela estaria completando 120 anos. Estaria não, ela está fazendo, pois deixou um legado que reformou a psiquiatria do Brasil e do mundo”, comemorou.