Secretaria de Estado
da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde
Pesquisar
Close this search box.

Serviço de Hemodinâmica do Hospital do Coração Alagoano vai realizar mais de 200 procedimentos por mês

[print-me target=”#titulo_post, #metadados_post, #texto_post, #rodape_site” /]

Repórter: Suely Melo
Repórter Fotográfico: Olival Santos

Serviço de Hemodinâmica vai assegurar a realização de 240 procedimentos mensalmente

O Serviço de Hemodinâmica do Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, inaugurado pelo Governo de Alagoas, nesta quinta-feira (25), irá fazer 240 procedimentos cardiológicos por mês. Com isso serão beneficiados os alagoanos com problemas cardíacos e que necessitam de procedimentos guiados por imagens, seja no momento do diagnóstico ou durante as intervenções para tratamento.

O novo aparelho foi adquirido pelo Governo do Estado, por meio de recursos próprios da ordem de R$ 3,2 milhões. Com ele, o Hospital do Coração Alagoano passa a ser habilitado a realizar diagnóstico e tratamento ágil de quadros de infarto, diagnóstico e tratamento de angina, que são dores no peito; obstruções nas artérias do coração; aneurismas; malformações congênitas; arritmias graves e disfunções valvares.

Equipamento de hemodinâmica foi adquirido com recursos do Estado da ordem de R$ 3,2 milhões

Primeira unidade hospitalar inaugurada pelo governador Paulo Dantas, o Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene é motivo de orgulho para o Estado, conforme ressaltou o chefe do Executivo estadual. “É um orgulho para mim ter entregue aos alagoanos o primeiro hospital público exclusivo para o tratamento das doenças cardíacas. Assim como, é motivo de satisfação voltar aqui para implantarmos o Serviço de Hemodinâmica, que vai ampliar a assistência ao povo alagoano”, pontuou.

O Hospital do Coração Alagoano foi inaugurado em 2 de setembro de 2022 e possui 52 leitos, sendo 20 de enfermaria adulto, quatro de enfermaria pediátrica, 10 de recuperação pós-anestésica, quatro de preparo e recuperação de pacientes no setor de radiologia. A unidade hospitalar também conta com dez leitos de UTI adulto e quatro de UTI pediátrica, destinados exclusivamente ao atendimento de pacientes cardiopatas.

Secretário Gustavo Pontes de Miranda disse que a saúde pública de Alagoas deu um passo de 100 anos nesta quinta (25)

Ampliação dos Serviços

O secretário de Estado da Saúde, o médico ortopedista Gustavo Pontes de Miranda, esteve presente no evento e destacou a importância da ampliação de serviços médicos em Alagoas. “Nossa missão é ampliar a Rede Pública Hospitalar e prestar um atendimento de qualidade para a população alagoana. Nosso Estado é pequeno, mas está crescendo e, hoje, nós damos um passo de 100 anos na saúde pública. Ser secretário de saúde foi a missão mais importante que tive durante toda a minha vida. Espero que possamos cada vez mais tratar melhor as pessoas, assegurando a assistência que elas necessitam”, frisou.

De acordo com o diretor-geral do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo, a unidade se posiciona como um serviço de Alta Complexidade, especializado em realizar procedimentos que vem para trazer resolutividade na abordagem terapêutica aos pacientes cardiopatas de Alagoas. “A unidade fecha o seu ciclo do perfil assistencial com a integralização desse parque tecnológico, representado pelo Serviço de Hemodinâmica, que conta com um equipamento extremamente moderno, com inteligência artificial”, destacou.

Ainda conforme Otoni Veríssimo, os pacientes que serão atendidos na unidade para serem submetidos a cateterismo, angioplastia, estudos eletrofisiológicos, implantes de marcapasso e troca de válvulas por cateter, serão regulados pela Rede Pública de Saúde. “Então, os pacientes que estiverem internados nas outras unidades hospitalares poderão ser enviados para nós, através da nossa estrutura ambulatorial”, salientou.

Memorial 

Além do Serviço de Hemodinâmica, o Hospital do Coração Alagoano também passou a contar com o Memorial Professor Adib Jatene, em homenagem ao cardiologista que batizou a unidade hospitalar. O espaço conta a história do médico cirurgião cardiovascular que foi um dos pioneiros da área da cardiologia no Brasil, além de ter exercido o cargo de ministro da saúde.

Governador Paulo Dantas e o secretário Gustavo Pontes de Miranda inauguram o Memorial Adib Jatene

O ambiente conta com peças de arquivo pessoal doadas por familiares, registros fotográficos, livros e obras do professor. A cerimônia foi prestigiada pelo filho do homenageado, o também cardiologista Fábio Jatene, que é professor titular da Disciplina de Cirurgia Cardiovascular da FMUSP e diretor da Divisão de Cirurgia Cardiovascular do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP (InCor-HCFMUSP).

Objetos pessoais do médico Adib Jatene foram cedidos pela família para compor o memorial que leva o nome do cardiologista
Atualizada em:

Leia também

Saúde

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Av. da Paz, 978 – Jaraguá, Maceió – AL, 57022-050.
+55 82 3315-1102
Desenvolvido pela Gerência Executiva de Tecnologia da Informação
Governo do Estado de Alagoas ©2020-2022

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Menu

Mídias Sociais