Repórter: Ruana Padilha
Repórter Fotográfica: Carla Cleto
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está com inscrições abertas para o Curso sobre Cirurgia e Endodontia, voltado para cirurgiões dentistas que atuam nas Equipes de Saúde da Família (ESF ) dos 102 municípios de Alagoas e do Sistema Prisional de Alagoas. O evento irá ocorrer na terça (20) e quarta-feira (21), das 8h às 17h, no auditório do Centro Universitário de Maceió (Unima), no bairro Cruz das Almas, em Maceió.
Para se inscrever no curso, os cirurgiões dentistas devem acessar o endereço https://l1nk.dev/mKrHs, caso prefira fazer o curso na terça-feira (20) ou o link https://acesse.one/qKBil, caso opte por fazer na quarta-feira (21). No cadastro, os interessados devem seguir as etapas exigidas. A iniciativa é organizada pela Assessoria Técnica de Saúde Bucal, vinculada à Gerência de Atenção Primária (GAP), em parceria com a Gerência de Desenvolvimento e Educação em Saúde (GDES).
“Esse curso é uma oportunidade de formação e qualificação para os cirurgiões dentistas que atuam na Atenção Primária. As capacitação é de fundamental importância para os profissionais de odontologia se manterem atualizados e levarem um atendimento de excelência para os usuários do SUS em Alagoas”, frisou a coordenadora do Programa Estadual de Saúde Bucal, cirurgiã dentista Lisiane Torres.
O treinamento vai focar no manejo clínico, com o objetivo de prevenir complicações e garantir a segurança dos procedimentos odontológicos. Para isso, o especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial, Ricardo Mikami, irá tratar dos “Acidentes e Complicações em Exodontia e Farmacoterapia”. Já a especialista em Endodontia, Rafaela Vasconcelos, irá se reportar sobre a “Endodontia Básica”.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destaca a importância de preparar os profissionais da odontologia, que atuam nos 102 municípios alagoanos, para lidar com esse perfil específico de pacientes. “A iniciativa visa fortalecer a parceria entre os profissionais da área da saúde e contribuir para uma assistência odontológica mais qualificada e integrada aos usuários dos serviços odontológicos em Alagoas”, ressaltou.