Repórter: José Arnaldo
Repórter Fotográfica: Carla Cleto
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Superintendência de Valorização de Pessoas (SUPVP), abriu as inscrições para nova turma do Curso de Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde (PDS). Com inscrições on-line, até às 17h, do dia 16 de agosto, por meio do endereço https://forms.gle/up6orSjXCzucnFeVA, o curso é promovido, de forma gratuita, pela Gerência de Desenvolvimento e Educação em Saúde (GDES) e acontece de forma autoinstrucional, na modalidade Educação a Distância, por meio da plataforma de qualificação da Sesau, Educ@Sesau.
Direcionado para todos os profissionais, residentes e estagiários do Sistema Único de Saúde (SUS), o curso, com carga horária de 40h, apresenta a construção histórica do SUS, como também em seus princípios doutrinários e organizativos, favorecendo o reconhecimento, enquanto trabalhador da saúde inserido no SUS, de forma crítico-reflexiva. A confirmação será confirmada até o dia 23 de agosto, no e-mail cadastrado.
O Curso de PDS
Com início em 26 de agosto, e término em 28 de outubro de 2024, o curso é dividido em quatro módulos e com carga horária de 40h. Os profissionais poderão aprender sobre a História da Saúde Pública no Brasil, o que é o Sistema Único de Saúde (SUS), os Princípios e Diretrizes do SUS e Ética no Serviço Público. No formato autoinstrucional, os conteúdos são disponibilizados para serem lidos e assistidos sem o acompanhamento de um tutor.
Dessa forma, materiais e conteúdos são disponibilizados e o estudante segue, conforme seu ritmo de aprendizagem e sua disponibilidade de tempo, contando com o suporte técnico para questões referentes ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Sendo necessário dedicar, semanalmente, em média 6 horas aos estudos e observar o prazo de encerramento do curso.
O estudante poderá concluir o curso antes do período previsto, recebendo seu certificado de conclusão, de forma automática, ao cumprir todos os requisitos. Além de estarem atualizados na temática, os servidores efetivos poderão utilizar certificado para o cumprimento de um dos requisitos para progressão de carreira, aproveitando a carga horária do curso. Já os servidores em estágio probatório, estarão cumprindo o requisito para continuidade no serviço público.