Secretaria de Estado
da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde
Pesquisar
Close this search box.

Sesau abre inscrições para oficina culinária para cuidadores de crianças autistas

[print-me target=”#titulo_post, #metadados_post, #texto_post, #rodape_site” /]

Repórter: Bia Alexandrino
Repórter Fotográfica: Carla Cleto

Oficina vai ensinar a fazer comidas sem glúten e lactose

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), está com inscrições abertas até o dia 31 deste mês para a I Oficina de Culinária para Cuidadores de Crianças com Transtorno do Espectro Autista. O evento irá ocorrer de 3 a 5 de abril, em alusão ao Dia de Conscientização Sobre o Autismo, celebrado no dia 2. Estão sendo ofertadas 48 vagas.

As inscrições são presenciais e devem ser realizadas de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h e, às sextas-feiras, das 8h às 14h, na Supervisão Estadual de Cuidados à Pessoa com Deficiência (Suped). Localizada na Avenida da Paz, nº 1164, em Jaraguá. Para se inscrever na oficina, que é destinada a pessoas de baixa renda, os interessados devem portar o Cartão do Bolsa Família. Mais informações devem ser obtidas por meio do telefone 3315 1102.

A I Oficina de Culinária para Cuidadores de Crianças com Transtorno do Espectro Autista será ministrada no Senac Poço e contará com duas turmas, com 24 pessoas cada, nos dois turnos. A primeira turma ocorre das 9h às 12h, e a segunda, das 14h às 17h.

Ana Carolina Pires Vieira, supervisora de Cuidados à Pessoa com Deficiência, afirma que a alimentação saudável é importante na infância, especialmente para as crianças autistas que apresentam distúrbios gastrointestinais. “Esta será uma oportunidade para os cuidadores aprenderem receitas sem glúten e sem lactose, com ingredientes num valor acessível. Iremos ensinar, inclusive, a preparar as farinhas sem glúten, como farinha de arroz e leite de oleaginosas”, explica.

De acordo com o DSM-5, o Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, o autismo, chamado de TEA, é classificado como um dos Transtornos do Neurodesenvolvimento, caracterizado pelas dificuldades de comunicação e interação social e, também, por comportamentos restritos e repetitivos.

Atualizada em:

Leia também

Saúde

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Av. da Paz, 978 – Jaraguá, Maceió – AL, 57022-050.
+55 82 3315-1102
Desenvolvido pela Gerência Executiva de Tecnologia da Informação
Governo do Estado de Alagoas ©2020-2022

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Menu

Mídias Sociais