Repórter: José Arnaldo
Repórter Fotográfico: Carla Cleto

A realização de cursos de capacitação, para atualização de conhecimentos, é essencial para o desenvolvimento da função na área profissional. Contudo, é importante estar atento às ofertas de cursos e serviços enganosos, que podem ser caracterizadas como golpes ou fraudes. Com isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Gerência de Desenvolvimento e Educação em Saúde (GDES), da Superintendência de Valorização de Pessoas (SUPVP), alerta sobre os possíveis contatos fraudulentos.
Ligações ou contatos de empresas ofertando cursos e outros benefícios, por meio de aplicativos de mensagens, como o WhatsApp ou SMS, vem se tornando cada vez mais comum. Contudo, é necessário estar sempre atento aos possíveis golpes e fraudes, que possam gerar aborrecimentos e prejuízos financeiros. Sendo importante desconfiar de ofertas de cursos por seleção que utilizem o nome da Sesau, ou possíveis setores, durante os contatos.
É importante destacar que a Sesau e suas Superintendências e Gerências, não fazem a seleção, não cobram por esses cursos e nem fazem oferta por meio de ligação ou mensagens. Todas as ações educativas ofertadas pela Sesau são gratuitas e podem ser consultadas por meio do Setor de Recursos Humanos, Núcleos de Educação Permanente ou de Ações Educativas da sua unidade. Ou, ainda, por meio das Redes Sociais e site oficiais da Sesau ou do Governo de Alagoas.
A Sesau, em atendimento a Lei nº 13.709/2018, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), não compartilha dados pessoais de servidores para instituições parceiras ou conveniadas, não havendo, com isso, a possibilidade de contatos por meio das informações enviadas por meio da Sesau. No caso de descontos, o servidor é que deve buscar as instituições para utilizar do benefício. Porém, por se tratar do Serviço Público, e dos mecanismos de transparência, alguns dados podem ser encontrados publicamente.
Como funciona os contatos
Os indivíduos recebem ligações ou mensagens, por WhatsApp ou SMS, informando ter sido selecionado para receber um desconto ou bolsa em um curso ofertado por uma empresa de cursos livres, em parceria com alguma instituição. Durante o contato, alguns dados são confirmados pelo atendimento como Nome Completo, Estabelecimento de Lotação, Vínculo e Função. Com esses dados confirmados pela pessoa contatada, o atendimento solicita os dados pessoais, e de pagamento, para finalizar o acesso ao suposto benefício.
Esses dados, informados pela suposta empresa de cursos, podem ser consultados, de forma pública, por meio do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). O CNES é o sistema de informação do Ministério da Saúde (MS), contando com o cadastramento de informações de todos os estabelecimentos de saúde no país, assim como dos trabalhadores vinculados às instituições das redes públicas ou privadas de saúde. Sendo, além de um instrumento de gestão, um mecanismo de transparência.
Como evitar os contatos e transtornos
Muitas vezes, ao baixar aplicativos ou se cadastrar em sites de promoções ou semelhantes, os usuários aceitam os Termos de Políticas de Privacidade, ou de Consentimento, sem ler o conteúdo. Esses termos permitem, por exemplo, que essas plataformas compartilhem dados como Nome, Telefone, E-mail e Endereço com empresas parceiras e terceiros, que podem ofertar cursos, produtos, serviços e benefícios. Porém, esses dados também podem ser acessados por golpistas que, com os dados pessoais, conseguem fazer vítimas.
Com esses dados, empresas e, também, criminosos, podem realizar o cruzamento de informações com outros bancos de dados públicos, conseguindo identificar o perfil do indivíduo. Permitindo, assim, uma abordagem direta, por meio de ligação, e-mail ou mensagens, para oferta de serviços ou a prática de crimes. No caso de dúvidas, é importante, além de consultar o Setor de RH da sua unidade, pesquisar sobre a empresa em aplicativos de busca e sites de reclamação.
Vale ressaltar que nem todos os contatos de telemarketing, ou ofertas por meio de aplicativos de mensagens, são golpes. Dessa forma, é necessário, além de proteger seus dados de sites e aplicativos, não fornecer informações pessoais durante esses contatos, caso não haja interesse na contratação de serviços. Em caso da constatação de Golpes ou o Consumidor se sentir lesado, poderão ser acionados órgãos como Polícia Civil, para realização de Boletim de Ocorrência, ou o Procon.