Repórter: Ruana Padilha
Repórter Fotográfico: Marco Antônio
Representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) receberam uma comitiva do Acre, nesta sexta-feira (8), para conhecer os programas de referência que foram implementados pelo Governo de Alagoas. Os serviços se destacam pela excelência no tratamento de pacientes acometidos por Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto, atuando na assistência pré e hospitalar.
Pela manhã, o grupo se reuniu com o secretário executivo de Regulação e Gestão da Sesau, Igor Monteiro, e conheceu a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jaraguá, além da Central Estadual de Regulação de Leitos. No período da tarde, estiveram no Hospital Metropolitano de Alagoas, onde funciona a Central do AVC Dá Sinais, e no Hospital do Coração Alagoano, onde está situado o Bate Coração.
Durante a recepção, o secretário executivo de Regulação e Gestão, Igor Monteiro, salientou a alegria de receber a comitiva acreana e a possibilidade de estreitar os laços entre os Estados. Ele explicou que a visita faz parte de um intercâmbio integrado entre as Secretarias de Saúde Estaduais para a troca de experiências em programas e serviços executados por cada Estado.
“O Acre veio conhecer como coordenamos e executamos os programas AVC Dá Sinais e Bate Coração, que são referências não só nacionais, mas também internacionais. Esse ano, a Sesau também recebeu comitivas de dois países e ano que vem receberemos mais algumas, porque nossos programas são referências e têm trazido resultados muito significativos, não só para Alagoas, mas para todo país”, destacou Igor Monteiro.
O secretário executivo de Regulação e Gestão ressaltou, também, a importância da humanização durante a execução dos programas Bate Coração e AVC Dá Sinais. “Hoje, partilhamos nossas experiências para que eles construam, dentro do seu Estado, essa política pública de saúde que garante qualificação no cuidado com o paciente. O AVC Dá Sinais e o Bate Coração são executados pelo secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, que tem feito uma gestão dinâmica e muito humanizada em saúde, com o total apoio do governador Paulo Dantas, que promove essa qualificação para que possamos garantir a todos alagoanos uma saúde eficiente”, concluiu.
Visão do Acre
O médico cardiologista e representante da Secretaria de Saúde do Acre, Rodrigo Azevedo, explicou que os programas serão implementados no Estado em breve e que estão muito entusiasmados com o que viram na saúde alagoana. “Estamos aqui em Alagoas para aprender um pouco de como são desenvolvidos os programas, uma experiência gradativa e gratificante para que possamos implementar as melhorias para população do nosso Estado. Estamos muito ansiosos para iniciar os serviços no Acre e, pelo que acompanhamos em Alagoas, os dois programas são muito eficientes e melhoram muito a vida da população”, enfatizou.