O Programa de Avaliação de Desempenho da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) completou 10 anos de implantação, alcançando números expressivos. Desde 2013, o programa tem sido aplicado para parte da força de trabalho da pasta e, a partir de 2022, com a implementação dos Planos de Cargos e Carreiras (PCC), ele foi expandido para todos os servidores efetivos.
Nesta quarta-feira (24), foi publicada no Diário Oficial do Estado de Alagoas (DOE/AL), a Portaria Sesau nº 6.760, de 22 de agosto de 2023, que formaliza o encerramento do Programa de Avaliação de Desempenho referente ao ano de 2022. O documento também divulga a terceira lista de servidores aprovados na avaliação.
Dentre os dados do programa, o coordenador do Setor de Administração da Avaliação de Desempenho, Francisco Carlos de Albuquerque Júnior, destaca que houve o preenchimento de 8.159 questionários de avaliação e autoavaliação de desempenho e a participação de cerca de 470 chefes imediatos como avaliadores de suas equipes de trabalho. “Com isso, tivemos também o envolvimento de mais de 80 profissionais, entre apoiadores, gestores de unidades e de Gestão de Pessoas, tanto em hospitais quanto em áreas administrativas, que contribuíram para o sucesso do Programa de Avaliação de Desempenho”, ressaltou Francisco Carlos de Albuquerque Junior.
A Sesau está trabalhando em conjunto com a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) para elaborar novas regras para o Programa de Avaliação de Desempenho, a serem aplicadas na Sesau. A Superintendente de Valorização de Pessoas da Sesau), Andrea Teresa de Melo Loureiro, destaca a união entre as equipes das duas secretarias na finalização da proposta, levando em consideração a legislação atual, e em breve será lançada a portaria que divulgará as novas regras de avaliação de desempenho adotadas na Sesau.
A gerente da área de Gestão de Desenvolvimento e Educação da Saúde da SUPVP/SESAU, Janayna Mayara Araújo Lopes, salienta que planos de divulgação e sensibilização já estão sendo elaborados para explicar as novas regras e o funcionamento do novo Programa de Avaliação de Desempenho. Assim que as novas regras forem oficializadas, os planos serão apresentados.