Repórter: Fabiano Di Pace
Repórter Fotográfica: Carla Cleto

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) conclama os técnicos que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) dos 102 municípios alagoanos a se inscreverem no Curso Saúde e Bem Viver, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). As inscrições serão iniciadas na próxima segunda-feira (10) e prosseguem até o dia 21 deste mês e podem ser realizadas pelos formulários disponíveis através do link: .https://forms.gle/PMk5fRBLmApN5AqR8
O resultado da seleção será divulgado no dia 28 deste mês, seguido da fase de matrículas, que estão programadas para ocorrerem nos dias 10, 11 e 12 de março. O curso terá início no próximo dia 8 de abril para os candidatos selecionados, conforme o cronograma apresentado pela Fiocruz, órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS).
O Curso Saúde e Bem Viver tem como foco a formação de tutores que orientarão o aprendizado das equipes multiprofissionais (e-Multi) e das equipes de Saúde da Família (eSF) na APS. Por meio dele, a Fiocruz busca fortalecer as práticas de autocuidado, saúde mental e práticas integrativas e complementares, através da promoção do autocuidado, e do desenvolvimento de projetos territoriais e da disseminação de boas práticas integrativas em saúde.

A proposta responde à crescente necessidade de aprimoramento das ações de cuidado no Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente após os desafios impostos pela Pandemia da Covid-19. Isso porque, o período pandêmico evidenciou a importância da saúde mental e do bem-estar para os profissionais e a população.
Por isso, de acordo com o educador físico da Sesau, Ewerton Carnaúba, o principal objetivo do Curso Saúde e Bem Viver é ampliar e qualificar a atenção à saúde aos usuários e trabalhadores que atuam na APS. “O curso tem uma duração de 120 horas, sendo 24 horas de forma presencial, e irá focar no cuidado integral dos pacientes e profissionais com foco na saúde mental”, explicou o educador.
“Essa iniciativa é uma oportunidade importante para que os profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde possam ampliar o escopo de suas atuações. Paralelamente ela irá contribuir para trazer, ainda mais cuidado, para os pacientes da Rede de Atenção Pública de Saúde de Alagoas”, reforçou Ewerton Carnaúba.