Secretaria de Estado
da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde
Pesquisar
Close this search box.

Sesau conclui Curso de Cipeiros com avaliação dos participantes

[print-me target=”#titulo_post, #metadados_post, #texto_post, #rodape_site” /]


Repórter: Arnaldo Santtos
Repórter Fotográfico: Arnaldo Santtos 

Curso ocorreu na sede do NEP do Samu Maceió



A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) concluiu, nesta sexta-feira (31), o Curso de Formação dos Cipeiros que irão atuar no Hospital Regional da Mata (HRM), Hospital da Criança (HC) e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no período de 2023 a 2024. Durante a aula de conclusão, que ocorreu no Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Maceió, situado no bairro Farol, foi realizada a avaliação de aprendizagem para os trabalhadores, através de prova objetiva.

Ao todo, participaram 36 trabalhadores. Além de aplicação de provas, os participantes também tiraram dúvidas sobre os temas que foram discutidos durante todo o período do curso, que teve uma carga de 40 horas, com aulas presenciais e virtuais (híbrido) e foi promovido pela Sesau, através da Superintendência de Valorização de Pessoas (SUPVP), da Gerência de Desenvolvimento Educação em Saúde/ Núcleo Educ@Sesau e da Gerência do Núcleo de Atenção à Segurança e Saúde do Trabalhador (GNASST).

O curso contou com o apoio de instrutores convidados, engenheiros de Segurança e Saúde do Trabalho, do Hospital da Criança (HC), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Hospital Regional da Mata (HRM). “Foi a terceira vez que adotamos o curso nesse formato (híbrido) e o resultado foi bastante produtivo”, ressaltou um dos instrutores do curso, o engenheiro de Segurança do Trabalho, João de Jesus, que atua na GNASST, acrescentando que na Sesau a Cipa é regulamentada pela portaria 6.418/2021 e referenciada pela Norma Regulamentadora nº 5.

 “Os trabalhadores que fazem parte da Cipa podem colaborar bastante com a instituição. Eles estão sempre em alerta sobre as condições de segurança do trabalho e do trabalhador. Prevenir acidentes é fundamental”, salientou o coordenador do Samu Maceió, médico Jhonat Silva. 

Durante o curso, os cipeiros tiveram oportunidade de discutir diversos temas em vários módulos, dentre eles: Cipa e as respectivas legislações; Saúde e Segurança do Trabalho; ergonomia; riscos ambientais; Inspeções de seguranças, investigação e análise de acidente; Equipamento de Proteção Individual; Equipamento de Proteção Coletiva; Prevenção e Segurança do Trabalho; Programa de Segurança, Saúde e Gestão de Riscos; Parâmetros Para Levantamento Estatístico e de Acidente do Trabalho.

Para a supervisora de Suprimentos do Hospital da Criança (HC), Fabiane Souza, “o curso foi bastante esclarecedor e educativo. Estou satisfeita em ter participado porque poderemos contribuir para beneficiar os trabalhadores com ações efetivas de prevenção de acidentes”, pontuou.

Atualizada em:

Leia também

Saúde

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Av. da Paz, 978 – Jaraguá, Maceió – AL, 57022-050.
+55 82 3315-1102
Desenvolvido pela Gerência Executiva de Tecnologia da Informação
Governo do Estado de Alagoas ©2020-2022

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Menu

Mídias Sociais