Repórter: Daniel Tavares / Ascom Sesau
Repórter Fotográfico: Marco Antônio / Ascom Sesau

Mais uma turma do Curso do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS) foi concluída nesta terça-feira (5). A capacitação foi promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), e busca qualificar os profissionais que atuam na linha de frente dos serviços públicos de saúde em Alagoas.
O evento de encerramento reuniu servidores e gestores que atuam na área de Vigilância Epidemiológica dos municípios alagoanos. Os participantes do Curso do Programa de Treinamento em EpiSUS receberam certificados de conclusão e celebraram a finalização do treinamento.

De acordo com a superintendente de Vigilância e Controle de Doenças da Sesau, enfermeira Valdineia Silva, o principal objetivo da capacitação é aprimorar o enfrentamento aos desafios epidemiológicos que possam surgir no Estado. Essa foi a terceira turma do curso em Alagoas e a primeira a ser totalmente ministrada por tutores alagoanos.
“O curso qualifica para o enfrentamento de surtos, epidemias e outras emergências de saúde pública analisando a realidade e desafios de cada região e a rede de assistência presente”, explicou.

O EpiSUS é um programa de formação em epidemiologia de campo, baseado na experiência prática, com uma carga horária teórica de menor proporção. São executadas ações nos serviços de saúde pública, enquanto os profissionais adquirem ou aprimoram competências.
A responsável técnica do EpiSUS pelo Ministério da Saúde (MS), Tanna Morales, ressaltou a importância da parceria com a Sesau e os municípios para o fortalecimento das ações. “Teremos novos multiplicadores do conhecimento, o que vai ampliar e tornar enfrentamento aos desafios epidemiológicos cada vez mais assertivo”, disse.


