Repórter: José Arnaldo / Ascom SUPVP
Repórter Fotográfica: Carla Cleto / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Setor de Qualificação do Servidor da Gerência de Desenvolvimento e Educação em Saúde (GDES), segue com inscrições abertas para os cursos da Plataforma da “Educ@Sesau”. As formações são direcionadas para as pessoas trabalhadoras, residentes e estagiários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas.
Com inscrições disponíveis, os cursos são promovidos, de forma gratuita, pela Superintendência de Valorização de Pessoas (SUPVP) da Sesau. Os cursos acontecem de forma autoinstrucional, na modalidade Educação a Distância, por meio da plataforma Educ@Sesau. Desde 2024, a plataforma já certificou mais de 3.700 pessoas trabalhadoras e estudantes, em cursos autoformativos e com tutoria.
Atualmente, cinco cursos são ofertados pela plataforma, sendo eles: Educação Permanente em Saúde (EPS), Introdução à Política Nacional de Humanização (PNH) e Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde (PDS), contam com carga horária de 40h cada. O curso Noções Básicas de Word e Excel (NBWE) conta com carga horária de 20h. Já o curso Introdução à Ética no Serviço Público (IESP) conta com carga horária de 10h.
Inscrições
Para as pessoas que já possuem usuário criado na plataforma, no endereço eletrônico educasesauead.saude.al.gov.br, a inscrição será realizada diretamente na página do curso, acessando e clicando em “inscreva-me”. Após a inscrição, o educando terá o prazo de 30 dias para concluir o curso, sendo importante observar os requisitos para conclusão, assim como o prazo de encerramento.
Já as pessoas que ainda não possuem usuário na plataforma, deverão solicitar a criação de conta por meio do formulário no link: https://forms.gle/DpfT7D3StHCeoGS5A. A criação da conta será realizada em até 48h (ou dois dias úteis) e os dados de acesso enviados para o e-mail cadastrado, sendo necessário verificar o lixo eletrônico ou caixa de spam do e-mail cadastrado.
Para a gerente de Desenvolvimento e Educação em Saúde, Mayara Lopes, os cursos da plataforma permitem a descentralização da formação em noções básicas para aqueles que já estão laborando ou estão ingressando na rede pública de saúde, seja ela estadual ou municipal, conhecendo políticas e princípios básicos, assim como o próprio Sistema Único de Saúde (SUS).
Período dos cursos
Com início imediato no ato da inscrição, os cursos devem ser concluídos no prazo de 30 dias, a contar do dia de inscrição. De forma autoinstrucional, os materiais e conteúdos são disponibilizados e o estudante realiza o curso, conforme seu ritmo de aprendizagem e sua disponibilidade de tempo, contando com o suporte técnico para questões referentes ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Os cursistas poderão concluir o curso antes do período previsto, recebendo seu certificado de conclusão, de forma automática, ao cumprir todos os requisitos. Além de estarem atualizados na temática, os servidores efetivos poderão utilizar certificado para o cumprimento de um dos requisitos para progressão de carreira, aproveitando a carga horária do curso.
Estágio Probatório
A aplicação do Programa de Integração dos servidores em estágio probatório acontece para os servidores de todas as carreiras inseridos ao serviço no ano de 2022. O objetivo do Programa é permitir que o servidor conheça o Sistema Único de Saúde, seus princípios e diretrizes, assim como as duas grandes políticas que norteiam o funcionamento dos serviços de saúde: Política Nacional de Humanização e Política de Educação Permanente.
Durante o estágio probatório, o servidor deverá apresentar, de forma obrigatória, a certificação de conclusão dos cursos ao setor de Gestão de Pessoas da Unidade, sendo registrado no relatório de Avaliação de Estágio Probatório. Os cursos obrigatórios são: Política Nacional de Humanização (PNH), Educação Permanente em Saúde (EPS) e Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde (PDS).


