Secretaria de Estado
da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Sesau promove ação educativa de combate ao tabagismo em escola da rede estadual de ensino

[print-me target=”#titulo_post, #metadados_post, #texto_post, #rodape_site” /]

Repórter: Daniel Tavares
Repórter Fotográfico: Olival Santos

Ação educativa contra o tabagismo foi realizada pela Sesau, por meio do Programa Estadual de Controle do Tabagismo e do Programa Saúde na Escola

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Programa Estadual de Controle do Tabagismo e do Programa Saúde na Escola, promoveu uma ação educativa para alunos da Escola Estadual Professor Mário Broad, localizada no bairro da Jatiúca, em Maceió. A iniciativa tratou dos riscos que o uso do cigarro causa à saúde, a fim de evitar que os adolescentes tenham o primeiro contato com o tabaco.

A ação educativa foi realizada em quatro turmas da escola, sendo duas do 8° ano e outras duas do 9° ano, ambas do Ensino Fundamental II. Durante a palestra, os técnicos da Sesau explicaram para os estudantes sobre os perigos do cigarro eletrônico, também conhecido como vape, que se popularizou bastante entre os mais jovens nos últimos anos e também é muito nocivo à saúde.

Iniciativa foi voltada para os alunos da Escola Estadual Professor Mário Broad, localizada no bairro Jatiúca, em Maceió

A coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, a assistente social Eunice Canuto, destaca que o objetivo da ação é desconstruir o tabaco como algo sedutor para os adolescentes. “Trabalhamos com a prevenção, pois é fundamental evitar que os mais jovens deem o primeiro trago. Afinal, pessoas que têm o tabagismo como vício possuem muita dificuldade para deixá-lo. Por isso, é fundamental que os alunos tenham informações confiáveis sobre o perigo do tabaco e do cigarro eletrônico”, afirmou.

Conforme aponta o Ministério da Saúde (MS), o uso de tabaco ocupa o segundo lugar no ranking de drogas mais experimentadas no país. A idade média de experimentação do cigarro entre os jovens brasileiros é de 16 anos, tanto para meninos quanto para meninas. No Brasil, estima-se que mais de 155 mil pessoas morrem por ano por causa do tabagismo, que contribui para o desenvolvimento de diversas enfermidades, como tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade, entre outras.

A coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, Eunice Canuto, destaca que o objetivo da ação é desconstruir o tabaco como algo sedutor para os adolescentes

Somar

Aos 13 anos, o aluno do 8º ano Luan Tássio disse que a ação na escola vem para somar a orientação que os pais já passam em casa. “Tanto minha mãe quanto meu pai já conversam muito comigo sobre ficar longe do cigarro, e a palestra veio para nos entregar mais informações sobre por que o cigarro faz tão mal à saúde. Assim, eu e meus colegas podemos ter uma noção maior sobre os riscos”, frisou o estudante.

O aluno do 8º ano, Luan Tássio, disse que a ação na escola vem para somar a orientação que os pais já passam em casa

A aluna Francine Nascimento, também do 8º ano, relatou que o pai é fumante e enfrenta problemas de saúde por causa do vício, o que faz ela ter ciência dos perigos do cigarro. “Meu pai já parou de fumar algumas vezes, mas sempre volta e me orienta a não seguir o mesmo caminho. Com a palestra, a gente teve a real noção de como o cigarro pode nos prejudicar, e também é muito importante para evitar que os colegas fumem”, disse a adolescente de 14 anos.

A estudante Francine Nascimento relatou que o pai é fumante e enfrenta problemas de saúde por causa do vício

A diretora da Escola Estadual Professor Mário Broad, Rosana de Brito, ressaltou a necessidade de se abordar sobre a prevenção contra o tabagismo no ambiente escolar. “É de suma importância a gente passar para os alunos de forma clara e direta os perigos que o cigarro possui. Dentro da escola não é permitido fumar e nós também sempre realizamos um trabalho de conscientização com os próprios estudantes e os pais e responsáveis”, pontuou.

A diretora da Escola Estadual Professor Mário Broad, Rosana de Brito, ressaltou a necessidade de se abordar sobre a prevenção contra o tabagismo no ambiente escolar

Por sua vez, o Secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou que a Sesau sempre está aberta para colaborar com outras pastas do Governo de Alagoas. “A orientação do governador Paulo Dantas é para que trabalhemos de forma integrada e unida em prol do povo alagoano. Essa nossa parceria com a Seduc [Secretaria de Estado da Educação] é muito importante para levar conhecimento e prevenção para os nossos jovens”, frisou o gestor da Sesau.

Atualizada em:

Leia também

Saúde

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Av. da Paz, 978 – Jaraguá, Maceió – AL, 57022-050.
+55 82 3315-1102
Desenvolvido pela Gerência Executiva de Tecnologia da Informação
Governo do Estado de Alagoas ©2020-2022

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Menu

Mídias Sociais