Repórter: Bruno Felix / Ascom Sesau
Repórter Fotográfico: Bruno Felix / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu, nesta terça-feira (28), uma mobilização para a vacinação dos servidores contra o vírus da Influenza. A iniciativa, realizada na sede da pasta, no bairro Jaraguá, em Maceió, foi coordenada pelo Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), em parceria com o Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (NASS).
A ação disponibilizou 600 doses do imunizante, com o objetivo de facilitar o acesso dos profissionais que integram os grupos prioritários. Com a vacinação dentro do ambiente de trabalho, os servidores evitam o deslocamento até as unidades de saúde, proporcionando mais comodidade e proteção para quem atua diretamente no sistema de saúde pública estadual.
Amélia Albuquerque, enfermeira do PNI/AL, explicou que a estratégia é importante para garantir a cobertura vacinal entre os trabalhadores. “Essa ação atende os profissionais tanto na sede como em todos os anexos. Já vacinamos mais de 400 pessoas in loco e queremos que esse número aumente ainda mais”, destacou.
A enfermeira também desmistificou dúvidas sobre o momento ideal para a vacinação. Segundo ela, o único critério que impede a imunização é o estado febril. “Existe o mito de que a gripe impede a vacina, mas é feita uma anamnese antes da aplicação, justamente para saber se houve febre, que é, de fato, uma contraindicação. Nesse caso, é solicitado que a pessoa aguarde um pouco, que passe esse período infeccioso, para depois ser vacinada”, esclareceu Amélia.

Para os servidores, a iniciativa representa mais do que apenas praticidade. Rayssa Teixeira, que atua na área de vigilância em saúde, ressaltou seu papel educativo perante a sociedade. “É muito prático poder se vacinar dentro da rotina de serviço, mas ainda mais importante do que isso é poder ser exemplo. E o exemplo deve começar por nós, que somos profissionais da área, divulgamos nossas ações para a população e falamos sobre a importância de cuidar da saúde. Então conseguir dar o exemplo se vacinando é muito gratificante, ainda mais se for no nosso local de trabalho”, afirmou.
Os profissionais que não puderam comparecer à vacinação nesta terça devem procurar qualquer unidade básica de saúde para garantir a dose. Como trabalhadores da saúde devidamente identificados, possuem prioridade no atendimento como integrantes do grupo especial para receber a imunização.


