Secretaria de Estado
da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde
Pesquisar
Close this search box.

Sesau promove capacitação para médicos sobre leptospirose

[print-me target=”#titulo_post, #metadados_post, #texto_post, #rodape_site” /]

Repórter: Daniel Tavares
Repórter fotográfico: Carla Cleto

Curso ocorrerá de forma online nesta segunda-feira (17)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promove nesta segunda-feira (17) uma capacitação para médicos sobre a leptospirose, uma doença infecciosa febril aguda que é transmitida a partir da exposição direta ou indireta à urina de animais – principalmente ratos – infectados pela bactéria Leptospira. O treinamento será realizado de forma online e está previsto para iniciar às 20h de hoje. É possível participar através deste link: https://meet.google.com/oeq-sase-foq

A capacitação vai abordar sobre o preenchimento da ficha de notificação para leptospirose, diagnóstico e tratamento, além do fluxo no Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL) para a solicitação adequada de exames. Os palestrantes serão a médica veterinária Bianca Suruagy, o médico infectologista José Maria e o gerente do Lacen, biólogo Anderson Leite. Além disso, o evento contará com a participação de Lidsy Fonseca, do Grupo de Trabalho de Roedores do Ministério da Saúde (MS).

Bianca Suruagy, que também é a responsável técnica pela zoonose leptospirose no Estado, destaca que a capacitação sobre a doença foi planejada devido à temporada de chuvas, quando há um possível aumento no número de casos. “O objetivo principal deste evento é capacitar os profissionais, para que eles fiquem ainda mais preparados para lidar com essa enfermidade e, assim, aprimorar os serviços prestados à população alagoana”, disse.

Conforme aponta o MS, a leptospirose apresenta uma elevada incidência em determinadas áreas e em períodos chuvosos, além do risco de letalidade, que pode chegar a 40% nos casos mais graves. A alta infestação de roedores infectados e inundações favorecem a disseminação e a persistência da bactéria no ambiente, facilitando a ocorrência de surtos. A Sesau monitora a situação da doença em Alagoas e oferece suporte técnico aos 102 municípios do estado.

Atualizada em:

Leia também

Saúde

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Av. da Paz, 978 – Jaraguá, Maceió – AL, 57022-050.
+55 82 3315-1102
Desenvolvido pela Gerência Executiva de Tecnologia da Informação
Governo do Estado de Alagoas ©2020-2022

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Menu

Mídias Sociais