Secretaria de Estado
da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde
Pesquisar
Close this search box.

Sesau promove Curso de  Transporte de Paciente Intra-Hospitalar para 107 padioleiros.

[print-me target=”#titulo_post, #metadados_post, #texto_post, #rodape_site” /]

Ascom Sesau

Fotos: Carla Cleto (arquivo) e divulgação

Padioleiro é o profissional responsável pelo transporte de pacientes dentro das unidades de saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou nesta segunda (28), terça (29) e quarta-feira (30), mais uma edição do Curso de Transporte de Paciente Intra-Hospitalar, contemplando 107 trabalhadores do Hospital Regional do Norte (HRN), Hospital Regional Alto Sertão (HRAS), Hospital da Mulher (HM) e Hospital Geral do Estado (HGE).  O curso foi realizado por meio da Gerência Executiva de Valorização de Pessoas (GEREVP), através da Gestão de Desenvolvimento em Educação em Saúde (GDES), do Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (NASS) e do Núcleo de Educação Permanente (NEP).

O Curso teve como objetivo capacitar os profissionais que atuam no transporte de pacientes no âmbito intra-hospitalar e são conhecidos como padioleiros, além de contribuir para a promoção e manutenção da saúde dos pacientes atendidos e evitando também doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. O treinamento teve carga horária de 24 horas, distribuídas em quatro módulos teóricos, que foram realizados de forma remota e mais dois módulos com aulas práticas, que ocorreram no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Dentre as temáticas abordadas pelo curso, destaque para a Ergonomia e Prevenção de Acidentes/NR 32, cujas aulas foram ministradas pelos engenheiros Wilson José e Galba Nogueira, que atuam na GEREVP. O treinamento também abordou a Importância do Profissional Padioleiro na Segurança do Cuidado do Paciente, por meio de aula proferida pelo enfermeiro do HGE, Nivaldo Caetano.

Já as psicólogas Vera Calado e Patrícia de Cássia Bezerra, que atuam, respectivamente, no HGE e na GEREVP, abordaram o tema Ética Profissional e Política Nacional de Humanização. O tema Suporte Básico de Vida foi ministrado pelo enfermeiro Heubert de Lima, que atua no Samu.

Aulas práticas ocorreu na sede do Samu de Maceió

 “As aulas teóricas aconteceram nos auditórios dos hospitais parceiros de forma remota, sendo transmitidas a partir da estrutura física da  Gestão de Desenvolvimento em Educação em Saúde, por intermédio da ferramenta google meet e mediado fisicamente pelos profissionais responsáveis pelos NEPs dos hospitais. Já a parte prática do curso ocorreu no auditório do Samu Maceió”, salientou Patrícia de Cássia Bezerra.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, considerando que a Sesau possui unidades de saúde referência no atendimento de urgência e emergência, é imprescindível a capacitação para os servidores responsáveis pelo transporte de pacientes no âmbito intra-hospitalar.

“São profissionais fundamentais no contexto da assistência, que recebem os pacientes na unidade hospitalar e que os levam da porta de entrada até os centros cirúrgicos, consultórios, enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva. Por isso, o Curso de Transporte de Paciente Intra Hospitalar é importante para que os padioleiros possam exercer sua função com eficácia, efetividade e segurança, resguardando sua saúde e a do paciente que transporta”, ressaltou o gestor da saúde estadual.

Atualizada em:

Leia também

Saúde

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Av. da Paz, 978 – Jaraguá, Maceió – AL, 57022-050.
+55 82 3315-1102
Desenvolvido pela Gerência Executiva de Tecnologia da Informação
Governo do Estado de Alagoas ©2020-2022

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Menu

Mídias Sociais