Ascom Sesau
Fotos: Carla Cleto (arquivo) e divulgação
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou nesta segunda (28), terça (29) e quarta-feira (30), mais uma edição do Curso de Transporte de Paciente Intra-Hospitalar, contemplando 107 trabalhadores do Hospital Regional do Norte (HRN), Hospital Regional Alto Sertão (HRAS), Hospital da Mulher (HM) e Hospital Geral do Estado (HGE). O curso foi realizado por meio da Gerência Executiva de Valorização de Pessoas (GEREVP), através da Gestão de Desenvolvimento em Educação em Saúde (GDES), do Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (NASS) e do Núcleo de Educação Permanente (NEP).
O Curso teve como objetivo capacitar os profissionais que atuam no transporte de pacientes no âmbito intra-hospitalar e são conhecidos como padioleiros, além de contribuir para a promoção e manutenção da saúde dos pacientes atendidos e evitando também doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. O treinamento teve carga horária de 24 horas, distribuídas em quatro módulos teóricos, que foram realizados de forma remota e mais dois módulos com aulas práticas, que ocorreram no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Dentre as temáticas abordadas pelo curso, destaque para a Ergonomia e Prevenção de Acidentes/NR 32, cujas aulas foram ministradas pelos engenheiros Wilson José e Galba Nogueira, que atuam na GEREVP. O treinamento também abordou a Importância do Profissional Padioleiro na Segurança do Cuidado do Paciente, por meio de aula proferida pelo enfermeiro do HGE, Nivaldo Caetano.
Já as psicólogas Vera Calado e Patrícia de Cássia Bezerra, que atuam, respectivamente, no HGE e na GEREVP, abordaram o tema Ética Profissional e Política Nacional de Humanização. O tema Suporte Básico de Vida foi ministrado pelo enfermeiro Heubert de Lima, que atua no Samu.
“As aulas teóricas aconteceram nos auditórios dos hospitais parceiros de forma remota, sendo transmitidas a partir da estrutura física da Gestão de Desenvolvimento em Educação em Saúde, por intermédio da ferramenta google meet e mediado fisicamente pelos profissionais responsáveis pelos NEPs dos hospitais. Já a parte prática do curso ocorreu no auditório do Samu Maceió”, salientou Patrícia de Cássia Bezerra.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, considerando que a Sesau possui unidades de saúde referência no atendimento de urgência e emergência, é imprescindível a capacitação para os servidores responsáveis pelo transporte de pacientes no âmbito intra-hospitalar.
“São profissionais fundamentais no contexto da assistência, que recebem os pacientes na unidade hospitalar e que os levam da porta de entrada até os centros cirúrgicos, consultórios, enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva. Por isso, o Curso de Transporte de Paciente Intra Hospitalar é importante para que os padioleiros possam exercer sua função com eficácia, efetividade e segurança, resguardando sua saúde e a do paciente que transporta”, ressaltou o gestor da saúde estadual.