Repórter: Daniel Tavares
Repórter Fotográfico: Olival Santos
Com o intuito de fortalecer os serviços de saúde bucal em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu, nesta terça-feira (10), o Encontro Estadual dos Coordenadores Municipais de Saúde Bucal. No evento, realizado no Senac, no bairro Poço, em Maceió, os gestores puderam compartilhar experiências e discutiram avanços na assistência odontológica para os alagoanos que usam a rede pública de saúde.
Representantes dos 102 municípios de Alagoas estiveram presentes no encontro, que também contou com a presença de um apoiador do Ministério da Saúde (MS) que atua na formação de políticas públicas para a área. No evento, os participantes ainda puderam se atualizar sobre a Política Nacional de Saúde Bucal, com a chegada do programa Novo Brasil Sorridente, criado pelo governo federal.
A coordenadora do Programa Estadual de Saúde Bucal, Lisiane Torres, ressaltou a importância da participação dos municípios. “Nosso objetivo é fortalecer as pontes criadas entre o Estado e o Ministério da Saúde para a promoção de novas ações voltadas à saúde bucal. Queremos ampliar a assistência primária oferecida aos alagoanos e encontros como esse são fundamentais para alinharmos os projetos a serem executados na área da saúde bucal”, afirmou.
Para o apoiador do Ministério da Saúde, Renato Ishigame, o evento levou conteúdos importantes para os coordenadores municipais. “Com relação a pauta da saúde bucal, muitas coisas aconteceram durante o ano e essa parceria com a secretaria estadual de saúde e os municípios vêm, agora em dezembro, finalizar tudo o que a gente conseguiu construir ao longo de 2024 e também já estamos pensando no planejamento para 2025”, disse.
De acordo com a coordenadora de saúde bucal do município de Porto Calvo, Leta Melo, os temas debatidos no evento vão resultar em melhorias para a sociedade. “Estamos aqui com as três esferas de governo discutindo sobre a política nacional de assistência odontológica para que possamos aprimorar os serviços e, consequentemente, melhorar a saúde bucal da nossa população”, pontuou.