Repórter: Ruana Padilha / Ascom Sesau
Repórter Fotográfico: Marco Antônio / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (Sevisa), realizou, nesta quinta-feira (17), a I Oficina de Alinhamento de Análise de Situação de Saúde (ASIS) de 2025. O encontro, que ocorreu na Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (SECTI), localizado no bairro Jaraguá, reuniu técnicos, gestores e pesquisadores da saúde do Estado.
A atividade teve o objetivo de fortalecer a produção e o uso de informações em saúde no planejamento das ações e políticas públicas em Alagoas. Durante a oficina, foi realizado o encerramento das atividades de 2024 que culminou na 10ª edição da Análise da Situação de Saúde de Alagoas (ASIS – Alagoas), que trouxe como temática principal a saúde da pessoa idosa.
A superintendente de Vigilância Ambiental e Sanitária, Laysa Granja, destacou que o encontro é um passo importante na construção coletiva de indicadores e diagnósticos mais precisos sobre o cenário epidemiológico do estado, promovendo maior efetividade nas decisões estratégicas do Sistema Único de Saúde (SUS). “Hoje é um momento para refletirmos como foi o processo de construção e observar o que precisamos melhorar para a construção da ASIS 2025. Discutiremos o processo de construção da nova temática e início da produção da 11ª edição Análise de Situação de Saúde”, disse.
Laysa Granja ressalta, também, que a construção em conjunto da ASIS possibilita um diagnóstico detalhado das condições de vida e saúde da população. “A ASIS orienta decisões baseadas em evidências, contribuindo para ações mais resolutivas e alinhadas às reais necessidades da população. Com a análise é possível subsidiar a tomada de decisão da gestão, assim como fornecemos dados para o público das universidades, que pensam em fazer pesquisas”, pontuou.

ASIS
A 10ª edição Análise da Situação de Saúde de Alagoas (Asis – Alagoas) reúne informações referentes a 30 estudos, que têm como objetivo divulgar e fornecer análise de informações sobre as condições sociais, estruturais e de saúde das pessoas idosas. A obra foi construída ao longo do ano de 2024, de forma coletiva, com a participação das áreas técnicas da Sevisa e parceria de docentes da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Cada artigo aqui publicado, além dos redatores, contou com um tutor que contribuiu com a elaboração, revisão e sugestão de modificações no conteúdo quando necessário. Os estudos também passaram por um revisor técnico e um revisor acadêmico que avaliaram a construção e escrita adequada, o atendimento às padronizações estabelecidas em relação à população e sistemas, a correspondência entre os indicadores propostos no objetivo e método, cálculo realizado e forma de apresentação.


