Repórter: Daniel Tavares
Fotos: Divulgação
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promoveu, nesta sexta-feira (6), no auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), em Maceió, o Seminário sobre Atenção Psicossocial para Crianças e Adolescentes. O evento foi voltado para coordenadores de Atenção Primária, de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e de Unidades de Acolhimento, com o objetivo de discutir políticas públicas para a implementação das recentes normativas de cuidado psicossocial infanto-juvenil.
Durante o seminário, técnicos da Supervisão de Atenção Psicossocial (SUAP) e da Supervisão de Apoio e Cooperação Técnica para a Atenção Primária da Sesau apresentaram as diretrizes da Nota Técnica nº 01/2024. O documento foi emitido no dia 10 de julho deste ano pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que proíbe a internação de crianças e adolescentes em comunidades terapêuticas.
De acordo com a assessora técnica da Supervisão de Atenção Psicossocial, Hosana França, o encontro buscou alinhar ações entre os servidores da saúde, visando garantir que esse público receba cuidados adequados, integrados e humanizados. “A participação dos coordenadores foi essencial para explorar todas as possibilidades e garantir um atendimento eficaz e alinhado às normas vigentes em Alagoas”, disse.
Ainda segundo Hosana França, também foi destacada, no seminário, a importância do cuidado na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), com foco na capacitação contínua das equipes. Os técnicos da Sesau também reforçaram a importância da articulação intersetorial para assegurar a proteção integral dos direitos das crianças e adolescentes, conforme estipulado pela Política Nacional de Saúde Mental e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).