Secretaria de Estado
da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde
Pesquisar
Close this search box.

Sesau realiza ação de prevenção e combate à dengue em Arapiraca

[print-me target=”#titulo_post, #metadados_post, #texto_post, #rodape_site” /]

Repórter: Suely Melo
Repórter Fotográfico: Eduardo Lira

Durante o evento, foram distribuídos materiais informativos além de esclarecimentos para a população

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu nesta segunda-feira (6), no município de Arapiraca, mais uma ação de conscientização e combate à dengue. Durante o evento, foram distribuídos materiais informativos além de esclarecimentos para a população.
A enfermeira da Gerência de Vigilância de Controle das Doenças Transmissíveis, Ana Paula Freitas, participou da ação no Agreste e destaca o quanto a população precisa ser informada para que criadouros do mosquito causador da dengue sejam eliminados.

“Estamos aqui no município de Arapiraca para mais uma ação em conjunto, para conscientização, falar com a população sobre o controle do Aedes aegypti, diminuir a propagação da dengue. O município de Arapiraca trouxe a equipe de endemias, agentes comunitários de saúde. A ação aqui de conscientização e mobilização é grande para que as pessoas, ao sentirem alguns dos sintomas como dores e febre, procurem as unidades de saúde para que possamos diminuir casos graves e óbitos. Então, o momento agora é de conscientização para que as pessoas não acumulem lixo e eliminem criadouros do mosquito”, disse Ana Paula.

A enfermeira da Sesau, Ana Paula Freitas, participou da ação no Agreste e destaca que a população precisa ser informada

Moradora de Arapiraca, a dona de casa Jeilsa Barros também esteve presente ao evento e falou como as informações que recebeu foram importantes. “Essa ação de conscientização aqui é muito boa para que a população deixe de criar focos de dengue para que ninguém adoeça e lote os hospitais. Eu aprendi bastante hoje”, salientou.

A infecção pela doença também pode ser assintomática (sem sintomas), apresentar quadro leve, sinais de alarme e de gravidade.

Dengue
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a dengue é a arbovirose urbana mais prevalente nas Américas, principalmente no Brasil. O vírus da dengue (DENV) é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4).

Ainda segundo o Ministério da Saúde, todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte.

Os principais sintomas da dengue são febre alta, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. No entanto, a infecção também pode ser assintomática (sem sintomas) e apresentar quadro leve.

Atualizada em:

Leia também

Saúde

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Av. da Paz, 978 – Jaraguá, Maceió – AL, 57022-050.
+55 82 3315-1102
Desenvolvido pela Gerência Executiva de Tecnologia da Informação
Governo do Estado de Alagoas ©2020-2022

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Menu

Mídias Sociais