Secretaria de Estado
da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde
Pesquisar
Close this search box.

Sesau realiza inspeção sanitária e ambiental da água ofertada à população de Junqueiro

[print-me target=”#titulo_post, #metadados_post, #texto_post, #rodape_site” /]

Repórter: Daniel Tavares
Fotos: Brunno Afonso

A água coletada em Junqueiro foi encaminhada para o Lacen/AL, onde passará pela análise laboratorial

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) inspecionou, nesta terça-feira (16), a qualidade da água ofertada à população no município de Junqueiro, no Agreste de Alagoas. A ação tem como principal objetivo identificar possíveis riscos à saúde de quem consome a água fornecida pela concessionária pública, garantindo que o serviço oferecido aos moradores ocorra seguindo as normas técnicas estabelecidas pela legislação vigente.

O trabalho faz parte do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre a Sesau e a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) nos 87 municípios que são regulados pela Arsal. A parceria permite uma integração entre os órgãos e o compartilhamento de informações, com o foco na melhoria dos serviços que chegam até a sociedade alagoana.

Os técnicos analisam amostras de água coletadas no manancial superficial, estação de tratamento da água e na Rede de Distribuição

Os dois órgãos, juntamente com um técnico da Vigilância em Saúde Ambiental do município, realizaram uma Inspeção Sanitária Ambiental no Sistema de Abastecimento de Água desde a captação (manancial superficial), estação de tratamento da água e na Rede de Distribuição. Amostras de água para o consumo humano foram coletadas e serão analisadas para verificar se estão dentro dos parâmetros de potabilidade, em que são avaliados os níveis de cloro e microbiológico, além da turbidez.

A assessora técnica de Vigilância em Saúde Ambiental, Gerlane Joaquim, destacou que algumas análises são feitas no momento da inspeção. “O teste de CRL [Cloro Residual Livre] é feito em campo, no momento da coleta, enquanto outros são realizados em um segundo momento. Nosso objetivo é assegurar a qualidade da água que é fornecida à população alagoana”, disse.

As amostras de água para o consumo humano coletadas serão analisadas para verificar se estão dentro dos parâmetros de potabilidade exigidos pela legislação vigente

Os demais parâmetros que asseguram a qualidade da água serão analisados no Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL), que é referência no âmbito estadual. As inspeções acontecem rotineiramente em todos os municípios alagoanos, com o intuito de assegurar a quantidade e a qualidade da água para todos os consumidores.

Atualizada em:

Leia também

Saúde

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Av. da Paz, 978 – Jaraguá, Maceió – AL, 57022-050.
+55 82 3315-1102
Desenvolvido pela Gerência Executiva de Tecnologia da Informação
Governo do Estado de Alagoas ©2020-2022

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Menu

Mídias Sociais