Secretaria de Estado
da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Sesau realiza Oficina para Promoção da Educação Permanente em Saúde nas Unidades Assistenciais 

[print-me target=”#titulo_post, #metadados_post, #texto_post, #rodape_site” /]

Repórter: José Arnaldo / Ascom SUPVP
Repórter Fotográfico: José Arnaldo / Ascom SUPVP

O segundo encontro de setores de Recursos Humanos (RH) e Núcleos de Educação Permanente (NEP) das unidades da Sesau

Promover a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), estratégia primordial para formação e desenvolvimento das pessoas trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS), vem sendo uma das missões do Governo de Alagoas, por meio Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau). 

Através da Gerência de Desenvolvimento e Educação em Saúde (GDES), vinculada à Superintendência de Valorização de Pessoas (SUPVP), foi realizado, nesta sexta-feira (27), o segundo encontro de setores de Recursos Humanos (RH) e Núcleos de Educação Permanente (NEP) das unidades da Sesau.

Dialogando sobre a qualificação constante dos profissionais e a melhoria dos serviços de saúde, o momento reuniu representantes de diversos serviços da rede pública estadual de saúde. O encontro contou com oficina sobre Educação Permanente, ministrada pela assistente social e secretária da Comissão Estadual de Integração Ensino-Serviço (CIES), Teresa Carvalho.

“É necessário estimular, cada vez mais, os profissionais que estão à frente das ações educativas e recursos humanos nos serviços de saúde, provocando o pensamento crítico, revisão dos seus conceitos e a inovação nos métodos utilizados nesse processo. Com a dinâmica do dia a dia, é necessário pensar se o que está sendo feito condiz com a realidade do serviço. Apenas um profissional que questiona e conhece sua função, promoverá as mudanças”, explica Tereza Carvalho.

Orientadas e assessoradas pelo Setor de Qualificação do Servidor (SQS) da GDES, as unidades vem realizando ações de Educação Permanente que oportunizam, as pessoas trabalhadoras, aprimorar os conhecimentos técnicos e profissionais, além de melhorar as relações de trabalho que reflete, consequentemente, no atendimento aos usuários do SUS.

“O intuito de momento é fortalecer a educação permanente nas unidades, alinhando às práticas do dia a dia com as diretrizes dos SUS, que é um desafio constante. Por isso a importância dessa parceria e diálogo com os Núcleos de Educação Permanente e setores de Recursos Humanos”, explica o supervisor do Setor de Qualificação do Servidor, Marcus Magno.

Entre maio de 2024 a maio de 2025, mais de 498 ações educativas em saúde foram realizadas pelas unidades setoriais da Sesau e monitoradas pelo Setor de Qualificação do Servidor. Estas ações capacitaram mais de 6.400 pessoas trabalhadoras da saúde em diversas temáticas, com rodas de conversa, cursos, palestras, oficinas e demais atividades educativas.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o investimento na educação continuada dos servidores da Sesau é essencial. Isso porque, segundo ele, por meio da formação continuada, a pasta proporciona que seus servidores ofereçam ao povo alagoano uma assistência em saúde ainda mais eficaz, resolutiva e humanizada.

“O investimento em educação continuada é fundamental, principalmente na área da saúde. Por isso, conta com o total incentivo da gestão estadual, por entendermos que, através do conhecimento, podemos continuar a construir uma rede de assistência capaz de atender a todas as necessidades e desafios da sociedade alagoana”, destacou Gustavo Pontes de Miranda.

Atualizada em:

Leia também

Saúde

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Av. da Paz, 978 – Jaraguá, Maceió – AL, 57022-050.
+55 82 3315-1102
Desenvolvido pela Gerência Executiva de Tecnologia da Informação
Governo do Estado de Alagoas ©2020-2022

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Menu

Mídias Sociais