Secretaria de Estado
da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Sesau realiza oficina sobre o Novo Financiamento da Atenção Primária em Saúde

[print-me target=”#titulo_post, #metadados_post, #texto_post, #rodape_site” /]

Repórter: Ruana Padilha / Ascom Sesau
Repórter Fotográfico: Marco Antônio / Ascom Sesau

A I Oficina sobre no Novo Financiamento da Atenção Primária em Saúde promovida pela Sesau foi realizada nesta quarta-feira (19)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu, nesta quarta-feira (19), a I Oficina sobre o Novo Financiamento da Atenção Primária em Saúde. O encontro, que aconteceu na Sala Invertida, do Centro Universitário Cesmac, em Maceió, reuniu gestores e profissionais da I Região de Saúde visando discutir o papel estratégico das coordenações municipais na consolidação do modelo de cuidado.

A iniciativa teve como objetivo fortalecer a capacidade dos municípios em oferecer um atendimento mais humanizado, acessível e resolutivo. Além de incentivar a troca de experiências entre os coordenadores municipais, promovendo a construção coletiva de estratégias para aprimorar a saúde da população.

O psicólogo da Sesau e apoiador institucional da 4º e 7º Região de Saúde, Samuel Conselheiro, explicou que durante a oficina foram abordados os temas Componente Vínculo e Acompanhamento

O psicólogo da Sesau e apoiador institucional da 4º e 7º Região de Saúde, Samuel Conselheiro, explicou que durante a oficina foram abordados os temas Componente Vínculo e Acompanhamento. “Estamos voltando nosso olhar para cada pessoa de forma individual com suas demandas em relação ao sistema. Analisamos a forma que está sendo realizado o cadastro, o preenchimento da ficha de acompanhamento, se elas estão sendo feitas da forma correta e a partir dessas informações elaboramos de forma conjunta estratégias de como conseguiremos melhorar isso no território”, frisou.

De acordo com ele, o treinamento também é uma forma de conscientizar os gestores municipais da Atenção Primária à Saúde. “Precisamos que todos se conscientizem e que, a partir da oficina,  entendam a importância e necessidade de melhorar os dados, pensar estrategicamente as equipes, pois, somente assim poderão receber também um financiamento ministerial, que venham de uma forma e que abranja todas as necessidades da região”, orientou.

Samuel Conselheiro ressaltou, ainda, o compromisso que a Atenção Primária de Saúde do Estado possui em garantir que os municípios estejam preparados para os desafios e oportunidades. “Com os dados dos municípios colhidos durante a oficina prepararemos uma estratégia conjunta de como melhorar os dados para quando os gestores retornarem aos municípios eles consigam aplicar essas estratégias, então estamos fazendo essa iniciativa inovadora”, finalizou.

A coordenadora de Atenção Primária à Saúde do município de Marechal Deodoro, Juliana Silveira, destacou a importância da capacitação para melhorias no atendimento da população

Participando da oficina, a coordenadora de Atenção Primária à Saúde do município de Marechal Deodoro, Juliana Silveira, destacou a importância da capacitação para melhorias no atendimento da população. “O treinamento traz qualificação para nós gestores para entender como vai funcionar o novo financiamento a partir do componente de vínculo e acompanhamento, e poder trazer para nossa população um acompanhamento possível, além de ajudar os gestores no nosso financiamento. Então a oficina tem extrema importância para nós gestores e agradecemos a Sesau que tem acompanhado nosso desenvolvimento”, parabenizou.

Atualizada em:

Leia também

Saúde

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Av. da Paz, 978 – Jaraguá, Maceió – AL, 57022-050.
+55 82 3315-1102
Desenvolvido pela Gerência Executiva de Tecnologia da Informação
Governo do Estado de Alagoas ©2020-2022

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Menu

Mídias Sociais