Secretaria de Estado
da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde
Pesquisar
Close this search box.

Sesau renova programa Tele Nordeste para assegurar consultas por telemedicina na Atenção Primária

[print-me target=”#titulo_post, #metadados_post, #texto_post, #rodape_site” /]

Repórter: Fabiano Di Pace
Repórter Fotográfico: Marco Antônio

Programa Tele Nordeste já está em funcionamento nos 102 municípios do Estado e novo convênio vai ampliar execução por mais três anos

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) renovou, por mais três anos, o convênio com o Ministério da Saúde (MS) para execução do Programa Tele Nordeste, que assegura consultas por telemedicina na Atenção Primária dos 102 municípios alagoanos. A cerimônia de assinatura do termo de adesão ao serviço, executado em parceria com o Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo, ocorreu nesta terça-feira (26), na sede da pasta estadual da saúde, no bairro Jaraguá, em Maceió. 

O Programa Tele Nordeste foi criado pelo Ministério da Saúde para ampliar o alcance e a resolutividade dos atendimentos especializados na Atenção Primária. Segundo a gerente de Atenção Primária da Sesau, Karini Omena, o programa funciona por meio da modalidade de teleinterconsulta e proporciona consultas com especialistas, através de um convênio com o Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo, que disponibiliza os médicos.

Programa Tele Nordeste foi criado pelo Ministério da Saúde e funciona em parceria com Estados e municípios

“Por meio de consultas com médicos do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, em parceria com as equipes da Estratégia Saúde da Família, localizadas nas UBSs [Unidades Básicas de Saúde], promovem o acesso a especialistas difíceis. Com isso, os moradores não precisam se deslocar até as grandes cidades para se consultar com profissionais especializados em cardiologia e endocrinologia, por exemplo”, destacou a gerente de Atenção Primária da Sesau. 

Para a coordenadora médica do Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Mônica Molina, a parceria amplia a resolutividade da Atenção Primária e a segurança clínica dos pacientes. “Com o acesso a consultas especializadas, o paciente ganha em agilidade e conforto, evitando o deslocamento para grandes centros de referência”, explicou.

Por meio do Programa Tele Nordeste, moradores dos 102 municípios têm acesso a consultas especializadas na própria Atenção Primária em Saúde

Segundo o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o Programa Tele Nordeste é extremamente importante, pois amplia o leque de atuação nas unidades de saúde junto às equipes da Estratégia Saúde da Família.

 “Com a telemedicina o paciente pode agendar uma consulta com um especialista, indicado pelo clínico-geral, e ser atendido em uma consulta simultânea, realizada entre o seu médico da família e o clínico especializado, além de qualificar os profissionais da Atenção Primária”, ressaltou.

Atualizada em:

Leia também

Saúde

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Av. da Paz, 978 – Jaraguá, Maceió – AL, 57022-050.
+55 82 3315-1102
Desenvolvido pela Gerência Executiva de Tecnologia da Informação
Governo do Estado de Alagoas ©2020-2022

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Menu

Mídias Sociais