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Três projetos do HGE são destaques na VI Mostra das Ações de Política de Humanização de AL.

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Repórter: Thallysson Alves
Repórter Fotográfico: Thallysson Alves

Projeto ‘Correio Solidário’ é uma forma encontrada pelo Serviço Social e pela Psicologia de aproximar os familiares que ainda não podem visitar o seu parente em internamento

Três projetos do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, foram aprovados e apresentados na VI Mostra das Ações de Política de Humanização de Alagoas, promovida pela Câmara Técnica de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS) de Alagoas, ligada à Gerência Executiva de Valorização de Pessoas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O evento foi realizado nesta quarta-feira (7), no auditório da Faculdade da Cidade de Maceió, localizada no bairro Gruta de Lourdes, na capital alagoana.

“Sentindo na Pele”, “Correio Solidário” e “Comunicação Humanizada” foram as ideias dos servidores do HGE classificadas pelo Programa Nacional de Humanização como boas experiências de humanização nas unidades do Governo de Alagoas. Também receberam destaque as ações realizadas pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), por meio do Hospital Escola Santa Mônica (HESM), Hospital Escola Helvio Auto (HEHA), Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR), Núcleo de Apoio às Ações de Humanização e Ambulatório de Especialidades Médicas.

Apresentação dos projetos de humanização nas áreas de Psicologia e Serviço Social ocorreu nesta quarta-feira (7) pela equipe multidisciplinar do HGE

“Os projetos foram idealizados com total apoio dos gestores, que participaram das atividades e incentivaram as iniciativas. O ‘Sentindo na Pele’ foi idealizado pelo setor Hotelaria para os maqueiros perceberem o que os nossos pacientes sentem quando são transportados de maneira não conforme. O ‘Correio Solidário’ é uma forma encontrada pelo Serviço Social e pela Psicologia de aproximar os familiares que ainda não podem visitar o seu parente em internamento. E a ‘Comunicação Humanizada’ continua sendo um marco na divulgação de informações médicas aos familiares”, explicou a apoiadora da PNH, Vera Calado.

O projeto “Comunicação Humanizada” teve início durante a Pandemia da Covid-19, diante da necessidade de os familiares saberem informações mais aprofundadas sobre o atendimento realizado ao usuário. Hoje estão integrados três médicos e três assistentes sociais exclusivos para o repasse de boletins médicos presenciais, por chamada telefônica ou WhatsApp. Todos os pacientes na Recuperação Pós-Anestésica (RPA) e nas Áreas Vermelhas (clínica e trauma) e Amarela são contemplados.

“Os outros setores possuem visitas ou outras formas de aproximar o paciente de seus entes queridos. O nosso esforço é sempre melhorar a assistência prestada aos usuários, que incluem seus familiares e amigos. Durante o processo de assistência defendemos que todo o apoio é importante, incluindo o dado pelos próprios servidores do hospital. Então, essa mobilização pela conscientização e a prática da assistência humanizada faz parte da rotina das equipes que integram o HGE”, afirmou a coordenadora do Serviço Social, Luíza Freitas.

Várias ações de humanização são realizadas na maior unidade de urgência e emergência de Alagoas

Humanização 

O gerente do HGE, médico Paulo Teixeira, parabenizou todos os servidores envolvidos nas ideias e acrescentou que outras ações de humanização também são realizadas na maior unidade de urgência e emergência de Alagoas. Ele ressaltou que humanizar é valorizar os usuários, os servidores e os demais atores no processo de produção de saúde. E que o seu modelo de gestão compartilhada oportuniza uma maior autonomia dos servidores e amplia a sua capacidade de renovar os serviços.

“É que através da responsabilidade compartilhada, nós criamos também vínculos solidários, incitamos a participação coletiva nos processos de gestão e de promoção de saúde. O resultado de tudo isso é um hospital formado por profissionais mais empáticos, mais solidários, mais resolutivos e mais dedicados a salvar vidas”, afirmou o líder da maior unidade de urgência emergência do Estado.

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, além do atendimento ágil e qualificado, a assistência humanizada é ponto fundamental de todo o atendimento realizado na área da saúde. “Todos os pacientes que procuram assistência em nossas unidades estão debilitados pelo problema de saúde que apresentam e, por isso, é fundamental que as equipes multidisciplinares atuem de forma humanizada, compreendendo as especificidades de cada paciente, bem como, dos seus acompanhantes e familiares. Desse modo, o período assistencial será o menos traumático possível”, destacou o gestor da saúde estadual.

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