Secretaria de Estado
da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde
Pesquisar
Close this search box.

UPAs gerenciadas pela Sesau realizam mais de 77 mil atendimentos em um mês

[print-me target=”#titulo_post, #metadados_post, #texto_post, #rodape_site” /]

Repórter: Ruana Padilha
Repórter Fotográfica: Olival Santos

A UPA Chã da Jaqueira, situada na Travessa do Arame, realizou 12.678 atendimentos em julho

As seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) mantidas e gerenciadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizaram, juntas, 77.421 mil atendimentos durante o mês de julho. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira (24) e os números expressivos comprovam a eficiência e o alto padrão de resolutividades dos equipamentos de saúde, que asseguram, diariamente, assistência qualificada na área de urgência.

A UPA com maior demanda foi a de Arapiraca, localizada no bairro Itapoã, que registrou 14.688 atendimentos, enquanto que as unidades situadas na capital alagoana aparecem na sequência do ranking. A UPA Tabuleiro do Martins, na Avenida Durval de Góes Monteiro, contabilizou 14.126 atendimentos, seguida pela UPA Jacintinho, na Avenida Juca Sampaio, que realizou 13.504 atendimentos.

Na quarta posição aparece a UPA Chã da Jaqueira, situada na Travessa do Arame, com 12.678 atendimentos realizados, e, na quinta posição, a UPA Jaraguá, na Avenida Walter Ananias, com 11.477 atendimentos. Por fim, a UPA Cidade Universitária, no Conjunto Santa Maria, atendeu 10.948 pessoas.

Além de atendimento médico, UPAs oferecem exames para auxiliar no diagnóstico dos problemas de saúde apresentados pelos pacientes

Eficientes e Resolutivas

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou que os números apresentados no último mês de julho são a comprovação de que as seis UPAs mantidas pelo Governo do Estado são eficientes e resolutivas. Qualidades que, na visão do gestor da saúde estadual, se devem à atuação dedicada dos profissionais que atuam nas unidades.

“Contamos com uma equipe extremamente comprometida e disposta a consolidar as UPAs como unidades de referência no atendimento pré-hospitalar de urgência. Continuaremos trabalhando firme para aprimorarmos os nossos serviços e, assim, oferecer a todos um atendimento ainda mais eficaz”, enfatizou Gustavo Pontes de Miranda.

O maceioense Edson Lima foi um dos atendidos na UPA Chã da Jaqueira e afirmou ter ficado satisfeito com a assistência recebida

Assistência

O maceioense Edson Lima, de 24 anos, foi um dos atendidos na UPA Chã da Jaqueira e afirmou ter ficado satisfeito em poder contar com uma unidade de saúde próxima de sua casa. “Essa é a quarta vez que venho na UPA, desta vez porque senti uma dor de dente. Todas as vezes em que estive aqui fui atendido muito bem e rápido. Fico muito feliz de poder receber atendimento médico pertinho de casa e não precisar me deslocar para outro bairro”, explicou.

Já Iraci do Nascimento, de 55 anos, procurou a unidade de saúde após sentir intensa tosse. Ela contou que realizou exame do Covid-19, mas estava aliviada porque o resultado deu negativo. “Procurei a UPA porque apresentava os sintomas do coronavírus, mas, graças a Deus, após o exame, o resultado foi negativo. Gostei muito do atendimento porque a médica foi muito atenciosa”, disse a paciente.

Iraci do Nascimento procurou atendimento na UPA Chã da Jaqueira com sintomas da Covid-19

Acesso ao atendimento

As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e foram desenvolvidas para resolver grande parte das urgências, como pressão e febre alta, cortes, infarto, derrame e fraturas. As unidades possuem estruturas com raios-x, leitos de observação e de urgência, laboratório de exames por imagem e de análises clínicas, salas de gesso e de nebulização. 

O atendimento é realizado de acordo com a classificação de risco, e não necessariamente por ordem de chegada, priorizando a gravidade dos casos. Para definir a gravidade de cada caso são considerados parâmetros como intensidade das dores, sinais vitais, sintomas, glicemia e quadro clínico do paciente.

O diretor da UPA Chã da Jaqueira, Nivaldo Ferreira, destaca que as unidades cumprem o papel de assegurar assistência pré-hospitalar de urgência

O diretor da UPA Chã Jaqueira, Nivaldo Ferreira, destacou a satisfação da população em contar com unidade de saúde na região. “Existe uma procura muito grande dos moradores da Chã da Jaqueira e bairros próximos que não contam com unidade de saúde na sua região. A unidade mudou a realidade dos que precisavam se locomover para receber atendimento médico. A UPA Chã da Jaqueira trouxe qualidade de vida para a comunidade, pois assegurou vários avanços na saúde, por meio de um atendimento de qualidade e humanizado”, ressaltou o diretor.

Atualizada em:

Leia também

Saúde

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Av. da Paz, 978 – Jaraguá, Maceió – AL, 57022-050.
+55 82 3315-1102
Desenvolvido pela Gerência Executiva de Tecnologia da Informação
Governo do Estado de Alagoas ©2020-2022

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Menu

Mídias Sociais